Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 09/01/2013

Produtor de MT é o novo secretário de Política Agrícola do MAPA

Neri Geller foi empossado no cargo nesta segunda-feira (7)

MAPA

O novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, foi empossado no cargo nesta segunda-feira, 7 de janeiro, pelo ministro Mendes Ribeiro Filho, em Brasília.

Mendes ressaltou a experiência do novo secretário como conhecedor do mercado do agronegócio e disse acreditar que “a política de crédito, que o Brasil sempre teve, vai se transformar em uma agrícola e fará com que nos orgulhemos da capacidade permanente de produzir alimentos”.

De acordo com Geller, entre as prioridades estão a elaboração do próximo Plano Safra, além de dar atenção especial ao setor pecuário. “Também é preciso priorizar questões como sustentação de preço mínimo, estoque regulador, [abastecimento] de milho no Nordeste e facilitar o acesso aos recursos oficiais de custeio, para aumentar a produção com mais competitividade”.

Neri Geller já havia sido nomeado para a função no início do mês por meio de portaria da Casa Civil assinada pela ministra-chefe Gleisi Hoffmann. Ele assume no lugar do substituto da pasta, Edilson Guimarães, que está no cargo desde outubro do ano passado, quando o antigo secretário, Caio Rocha, foi indicado para a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa.

Agricultor e empresário, o gaúcho de Selbach Neri Geller está na região de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, desde 1984. O titular da Secretaria de Política Agrícola desenvolve atividade de plantio e comercialização de grãos, como soja e milho, em sua propriedade. Também tem empresa no setor de combustíveis e foi vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado do Mato Grosso (Aprosoja), além de deputado federal em 2007 e 2011. Além disso, exerceu o mandato de vereador em Lucas do Rio Verde (1996 e reeleito em 2000).