Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 27/12/2012

Festa da Cana é elevada a patamar de evento cultural e histórico em MS

Desde 2008 a Festa da Cana já havia sido incluído também no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul.

Anderson Viegas

A Festa da Cana de Sonora, município a 351 quilômetros de Campo Grande, na região Norte de Mato Grosso do Sul, foi elevada ao patamar de evento cultural, histórico, ambiental e difusor de conhecimento sobre a cultura da cana-de-açúcar no Estado.

Desde 2008 a Festa da Cana já havia sido incluído também no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul.

A lei que dá ao evento o novo status foi publicada na edição desta quarta-feira (26), do Diário Oficial do Estado. O projeto que eleva o patamar da festa foi apresentado pelo deputado estadual Júnior Mochi (PMDB) e depois de aprovado pela Assembleia Legislativa foi sancionado pelo governador André Puccinelli.

O evento, em 2012 chegou a sua 14ª edição. Neste ano, cerca de 15 mil pessoas participaram da festa, que é promovida pela usina Sonora e a comunidade.

A festa surgiu em 1999, com o objetivo de reunir a comunidade para arrecadar fundos para a construção da matriz da igreja católica da cidade. Com o passar do tempo, o evento cresceu e atraiu cada vez mais público, inclusive, pessoas de diversas regiões e outros estados.

Desde 2010 o evento assumiu o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Através de uma parceria com o Senai são mensuradas as emissões de CO2 para a mitigação do impacto ambiental com o plantio de árvores nativas em áreas de reflorestamento.

O plantio e o processamento de cana-de-açúcar é a principal atividade econômica de Sonora. O município, conforme o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem 14,3 mil habitantes. A usina emprega diretamente 3 mil pessoas e indiretamente, segundo estimativa da empresa, pelo menos 7 mil pessoas.

A usina tem capacidade de moagem de 1,5 milhão de toneladas de cana por safra, para produzir aproximadamente 80 milhões de litros de etanol e 1,450 milhão de sacas de açúcar.