Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 23/04/2015

IICA e Mapa discutem medidas para ampliar comércio nas Américas

Kátia Abreu destacou a necessidade de harmonizar regras sanitárias.

Do Mapa

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, recebeu nesta quarta-feira (22) o diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Victor Villalobos, para tratar de medidas que visam a impulsionar o comércio de produtos agropecuários entre os países americanos.

Villalobos convidou a ministra a participar, em outubro, no México, de um encontro entre ministros da Agricultura de 34 países cujo tema será inovação e produtividade no campo. Kátia Abreu lembrou que o Brasil foi o país que mais avançou em produtividade entre 1961 e 2011, à frente, inclusive, da China e dos Estados Unidos – segundo dados da USDA – Economic Research Service.

“O Brasil e o Ministério da Agricultura têm muito a contribuir com esse encontro porque o tema da produtividade está no nosso foco de trabalho. Queremos e podemos aumentar nossa produção de alimentos sem ampliar o desmatamento”, afirmou a ministra.

A ministra ainda destacou a necessidade de harmonizar regras sanitárias para aumentar o fluxo comercial nas Américas. Para isso, propôs uma reunião prévia entre os 34 países em agosto, no Brasil.