Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 08/04/2015

MS deve se tornar o principal polo de criação da raça crioula no Brasil

Leilão Raça Crioula abre programação do Cavalo Crioulo na Expogrande.

Da assessoria

Pelo quarto ano consecutivo a Genética Aditiva abre suas porteiras para mostrar o potencial do Mato Grosso do Sul em promover eventos que tenham o Cavalo Crioulo como protagonista. O Leilão Raça Crioula Genética Aditiva vai ofertar 45 lotes entre garanhões, baterias de éguas paridas, éguas prenhas e também as chamadas 3 em 1, que são as éguas paridas e prenhas, muitas com sangue da reconhecida e premiada genética Santa Edwiges. O remate que acontece no dia 1º de maio, durante a Expogrande, inicia a programação da raça crioula na exposição e antecede a Avaliação Morfológica classificatória para a Expointer, em Esteio (RS), que é o principal evento da raça crioula no Brasil.

No ano passado a Exposição em Mato Grosso do Sul foi a segunda no Brasil em número de animais participantes e chegou a reunir crioulistas de seis Estados brasileiros, em busca de uma vaga na Prova Final Morfológica, em Esteio. Além de animais do Estado, participaram da Expogrande, cavalos de excelente linhagem do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais.

Dentre os cavalos que vão participar do leilão e da prova morfológica da raça, estão destaques como Campana Tingolo, garanhão filho do Butiá Leopardo (finalista do Freio de Ouro), com sangue da genética Santa Elba Comediante “o cavalo motor”. Na prateleira de negócios também o garanhão Jeito Crioulo de Santa Edwiges, filho do Equador da Santa Edwiges (irmão do Reservado de Grande Campeão na Expointer JA Impulso e do Freio de Bronze JA Impecável). Entre as fêmeas, as éguas Dançarina da Genética Aditiva e Dona Flor da Genética Aditiva, prenhas do garanhão Mais Um Guerreiro, filho do J.A Anarquista, que carrega no sangue genética Uva Merlot de Santa Edwiges.

De acordo com o veterinário Argeu Silveira, responsável técnico da Genética Aditiva este ano o criador que participar do remate irá constatar o resultado do trabalho de melhoramento genético da raça crioula realizado pela Genética Aditiva, onde o foco da seleção é funcionalidade e morfologia. “Registramos um salto de qualidade expressivo e esta é uma das melhores gerações que já tivemos na raça. A grande aposta foi a aquisição de cotas do garanhão Quilero Valentin, que participou de 16 grandes campeonatos, foi grande campeão Outonal Esteio 2013 e melhor exemplar da raça Expo Liscano 2013. Esta primeira safra colhida pela Genética Aditiva comprova a qualidade desse garanhão”, reforça Argeu.

Exposição Passaporte

Apesar de ser utilizado para serviços em propriedades rurais, a aptidão do cavalo crioulo que mais fascina os criadores é o seu potencial para atleta. Treinado, ele conquista destaque em competições como o Freio de Ouro, provas de rédeas e Laço Comprido. Durante a Expogrande – MS, crioulistas de todo o país poderão trazer seus animais para classificar para a Expointer, exposição de referência da raça. A avaliação morfológica é chamada de “passaporte”, uma vez que os cavalos vencedores tem vaga garantida na Expointer, na Prova Final Morfológica. Estas análises revelam o equilíbrio e evolução da raça ao longo dos anos.

Leilão

O Leilão da Raça Crioula acontece no dia 01º de maio, a partir das 20 horas (horário de Brasília), no Tatersal de Elite da Acrissul. São 45 lotes, fêmeas marcadas (registradas) e 2 garanhões.