Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 31/03/2015

Deputada Tereza Cristina defende ações de defesa sanitária do Mapa em MS

Parlamentar apresentou a pasta os principais assuntos de interesse do setor.

Da assessoria

Em audiência, nesta terça-feira (31), com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Décio Coutinho, a deputada federal Tereza Cristina apresentou os principais assuntos de interesse do setor produtivo de Mato Grosso do Sul.

Segundo a deputada foram apontados os temas que mais impactariam a produção e o controle sanitário no Estado. “Viemos para garantir que os recursos do Ministério para a defesa sanitária cheguem ao Mato Grosso do Sul. Desta forma continuaremos mantendo o status de área livre de aftosa, sem prejuízos a nossa economia. O MAPA vai aplicar cerca de R$ 100 milhões no segmento e precisamos que parte deste recurso vá para o Estado”, alegou a deputada. O Ministério da Agricultura prevê para o próximo dia 28 de abril o lançamento do Plano Nacional de Defesa Agropecuária, com presença de representantes de 80 países.

Tereza Cristina ainda ressaltou a importância da 42ª edição da Reunião Extraordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa) que será realizada em abril de 2015 na cidade de Quito, Equador. “No encontro vão ser debatidos diversos temas que envolvem o controle, a atual situação e o programa de erradicação da febre aftosa em cada país e nas diferentes regiões brasileiras”, detalhou a deputada.

Outro questionamento apresentado pela deputada, ao secretário de Defesa Agropecuária, foi quanto às ações que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pretende adotar na formulação de políticas públicas de estímulo à agropecuária, fomento do agronegócio, regulação e normatização de serviços vinculados ao setor e controle da vigilância sanitária no país. “Viemos conhecer mais a fundo as mudanças que o Ministério pretende implementar e suas formas de ações futuras, que devem estar na mesma sintonia de toda a conjuntura nacional pela qual o país tem passado”, complementou Tereza.