Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 30/03/2015

Produtor e agrônomo de MS é um dos vencedores do CNA Jovem

Anúncio dos vencedores foi feito neste domingo (29), em Brasília.

Da CNA

O agronegócio brasileiro já conta com cinco jovens lideranças que poderão impulsionar ainda mais o setor empresarial rural. Os vencedores do Programa CNA Jovem foram anunciados neste domingo (29/3), durante o encerramento da 1ª edição, realizado na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília.

Os selecionados foram escolhidos entre 11 participantes finalistas que apresentaram Planos de Ação alinhados com os principais desafios do Agro e com a linha de atuação do Sistema CNA/SENAR. Agora, esses cinco jovens farão uma visita técnica à China para conhecer instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios. Ao todo, O CNA Jovem envolveu mais de 120 jovens com idade entre 22 e 35 anos, de 24 Estados. O processo de formação teve aproximadamente 300 horas e uma metodologia inovadora, que permitiu o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

O secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara, fez o encerramento do evento e destacou que, agora, todas as jovens lideranças formadas pelo CNA Jovem passarão a fazer parte do Sistema CNA/SENAR e participarão ativamente dos projetos realizados. A primeira convocação foi para colaborarem com o recém-lançado Programa Nacional de Proteção de Nascentes. Carrara também ressaltou que os investimentos e o apoio aos jovens não acabaram por aqui.

“Agora somos todos de uma mesma equipe. Vocês serão chamados a participar de forma efetiva, como quem está preparado, para todos os grandes temas e iniciativas do nosso Sistema. Queremos que vocês possam interagir junto as Federações, que sejam líderes e, principalmente, multiplicadores de grupos de jovens nos seus Estados. Vamos manter o nossos processos de aprimoramento e continuar investindo em vocês, mas vamos cobrar atitude e a implementação dos planos de ação. Essa casa é de vocês. Não percam o contato com ela”, declarou o secretário executivo do SENAR.

Outra atração do quarto e último encontro do Programa foi a palestra “O que é o Agronegócio no Brasil”, apresentada pelo ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli. Ele falou sobre as fases de desenvolvimento da atividade no País, a necessidade de políticas públicas e de mobilização de todo o setor agrícola, o grande responsável pelo crescimento econômico do Brasil.

“Fiquei muito animado quando conheci o CNA Jovem e com a possibilidade de encontrar jovens dispostos a exercer uma liderança autêntica. É uma honra estar aqui. Essa iniciativa é transcendental. Vou para 56 anos de formado e quero entregar esse bastão para quem tem determinação, vontade e capacidade de mobilização”, revela.

Quem são os cinco vencedores

Nome: Carolina Heller Pereira

Idade: 31 anos

Estado: Rio Grande do Sul

Plano de Ação: Avaliação da sustentabilidade agropecuária em fazendas do RS utilizando o

modelo computacional IFSM 4.1

“Quero estar integrada com as cadeias produtivas e ajudar no gerenciamento e implantação de iniciativas da CNA. Como produtora e pesquisadora, também posso contribuir para avaliar a viabilidade de grandes projetos dentro do Brasil e até internacionalmente, pois já fiz intercâmbio no exterior e sei falar inglês”.

Nome: Cézar Augusto Tumelero Busato

Idade: 27 anos

Estado: Bahia

Plano de Ação: Integração Comercial Vale e Cerrado

“Agora tenho uma bandeira e sei como levantar essa bandeira e defender o Agro. Pretendo implementar o meu Plano de Ação e continuar trabalhando em conjunto com a CNA, o SENAR, as associações de produtores e sindicatos rurais”.

Nome: Dyovanna Depolo de Souza Pinto

Idade: 26 anos

Estado: Espírito Santo

Plano de Ação: MBA em Gestão de Pessoas no Agro: de mão de obra a recursos humanos agropecuário

“Pretendo trazer o meu Plano de Ação, que é inovador e direcionado para uma área que está carente, para dentro da Faculdade CNA de Tecnologia. Precisamos de pessoas mais capacitadas no Agro. A falta de gestão de pessoas é um dos maiores problemas do setor e quero focar nisso”.

Nome: Murilo Eduardo Ricardo

Idade: 25 anos

Estado: Mato Grosso do Sul

Plano de Ação: Intercâmbio Agrojovem

“Seremos um grupo que vai trabalhar junto para ajudar o setor. Penso em formar uma comissão para intervir junto aos jovens. Vamos continuar trabalhando com os participantes do CNA Jovem, mantendo essa interação e a troca de informações que é muito rica”.

Nome: Rachel Leão Vieira

Idade: 35 anos

Estado: Goiás

Plano de Ação: Porteira Aberta

“Quero dar continuidade ao meu Plano de Ação e torna-lo ainda mais robusto. Visualizo estar dentro do Sistema com ideias inovadoras, mas também aproveitar projetos que já existem e que não estão em prática. Não podemos desperdiçar essa turma que se formou. Quero continuar tendo contato e colocar atividades nas mãos deles. Tem muita gente boa aqui”.