Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 24/03/2015

Governador Azambuja confirma presença na abertura da Expogrande

Feira agropecuária será realizada entre 23 de abril e 3 de maio.

Da Acrissul

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, recebeu na tarde desta segunda-feira a diretoria da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), que entregou para o chefe do Executivo estadual o convite para a solenidade de abertura e toda a programação da Expogrande (Feira Agropecuária Internacional de Campo Grande), que neste ano acontece de 23 de abril a 3 de maio no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Também participou do encontro o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

Para este ano a Acrissul preparou uma vasta e diversificada agenda de shows com atrações nacionais e regionais, ampliando para quatro dias a entrada livre ao Parque de Exposições. Segundo o presidente da Acrissul, estão programados quase 40 leilões de bovinos, equinos e ovinos durante a Expogrande, sendo que os remates começam mais cedo, no dia 13 de abril com o 19º Leilão BPW Mulher. A previsão neste ano é comercializar cerca de R$ 30 milhões somente em leilões. "Ao todo devemos atingir em 2015 a marca dos R$ 600 milhões em faturamento geral da feira", prevê Chico Maia.

Pelo menos três bancos já garantiram presença até agora: Banco do Brasil, Bradesco e Sicredi.

Além do presidente da Acrissul, Francisco Maia, participaram do encontro os diretores Jonatan Pereira Barbosa, Carmen Moraes, Eduardo Machado, Luiz Vieira e Sérgio Dias Campos.

Para difundir conhecimentos para as escolas, para este ano a Acrissul irá repetir a promoção do Projeto "Fazendinha do Chico Bento", que leva alunos da rede estadual e municipal de ensino – público e privado – num tour pelo parque a fim de conhecerem técnicas de manejo e nutrição dos animais, raças e saber um pouco da lida diária de uma propriedade rural. No ano passado o projeto proporcionou este passeio a cerca de 6.700 alunos.

A agenda de eventos técnicos deste ano conta com mais um dia de campo no Pantanal. Desta vez a propriedade escolhida é a Fazenda Baía do Roseiro, em Rio Verde, que promove um trabalho de criação de gado a pasto, de forma natural e com excelentes resultados. A Embrapa Pantanal promove este ano a sua segunda edição do Fórum da Pecuária.

O seminário "Leite em Foco" promete este ano trazer pequenos, médios e grandes produtores rurais de leite para conhecer as últimas tecnologias adotadas para melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de leite produzido em Mato Grosso do Sul. A frente envolve a Agraer, a Famasul, o GPL (Grupo de Produtores de Leite), o Núcleo MS de Criadores e Girolando, o Sebrae-MS e o Senar.

Segurança e fomento

A diretoria da Acrissul aproveitou a oportunidade para entregar ao governador Reinaldo Azambuja ofícios disponibilizando estrutura física para instalação de uma Delegacia de Abigeato (especializada no combate ao roubo de gado) no interior do Parque de Exposições Laucídio Coelho. Para o presidente da Acrissul, Chico Maia, um posto desses dentro do parque incentivaria mais o proprietário a denunciar as quadrilhas sem ter de ir à uma delegacia de polícia, o que muitas vezes acaba desestimulando as queixas.

Em outro ofício a Acrissul, mesmo sendo contrária à manutenção do Fundersul, entende o momento de dificuldades econômicas por qual passa o Estado e reivindicou, além de mais participação dos produtores e entidades nas decisões, também que seja destinada parte do Fundersul para a criação de um fundo de desenvolvimento da pecuária, nos mesmos moldes em que foi criado o Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja). O fundo seria utilizado para apoio à realização das feiras agropecuária, difusão de tecnlogias, qualificação de mão-de-obra, campanhas de marketing da carne, entre outras atividades estabelecidas por lei.