Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 24/03/2015

MS já colheu mais de 95,3% da área plantada com soja

Seis municípios já concluíram a colheita do grão, segundo o Siga.

Anderson Viegas

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul colheram até o dia 19 de março, 95,3% da área cultivada com soja no ciclo 2014/2015, que foi de 2,3 milhões de hectares, sendo dados divulgados nesta terça-feira (24) pelo Sistema de Informação Geografia do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores da Oleaginosa (Aprosoja/MS).

De acordo com o Siga, o trabalho segue mais acelerado nas regiões sudeste e sudoeste do estado, onde seis cidades: Vicentina, Laguna Carapã, Juti, Itaporã, Douradina e Dourados, concluíram até a data mencionada a colheita.

Ainda nestas regiões, os produtores de outras cinco cidades: Naviraí, Fátima do Sul, Caarapó, Aral Moreira e Amambai. estavam bem perto de concluir os trabalhos. Nestes municípios, o percentual de áreas já colhidas variava até o fim da semana passada entre 98% e 99%.

Em contrapartida, a colheita avança em ritmo menor no centro e norte do estado, onde agricultores de cidades como Camapuã e Paraíso das Águas, haviam colhido entre 80% e 85% das áreas cultivadas até o dia 19.

O Siga destacou ainda que as chuvas atrapalharam a evolução da colheita no estado, provocando em alguns casos a suspensão do trabalho por até dez dias, e que em razão disso, a colheita nesta temporada está 4,1% atrasada em comparação com o mesmo período do ciclo anterior.