Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 19/03/2015

Emergência fitossanitária pela Helicoverpa é prorrogada em MS

Prorrogação vai até o fim de 2015, segundo o MAPA.

O prazo do estado de emergência fitossanitária em Mato Grosso do Sul em razão do risco de surto da lagarta Helicoverpa Armigera que terminaria no fim do ano passado foi prorrogado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), até dezembro deste ano.

A portaria com a ampliação do prazo foi publicada na edição desta quinta-feira (19), do Diário Oficial da União. Com a prorrogação, o governo do Estado pode dar sequência as medidas que já vinha implementando desde a decretação do estado de emergência, em dezembro de 2013, para combater a praga.

Helicoverpa armigera é uma lagarta identificada recentemente, que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão.

Também nesta quinta-feira, o MAPA publicou uma instrução normativa que estica até 18 de março de 2016 as autorizações de uso emergencial para diversos agrotóxicos que estão sendo utilizados no Brasil no combate a Helicoverpa armigera.