Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 16/03/2015

Sobe para 27% o percentual de etanol anidro na gasolina

Aumento do percentual do biocombustível começou a vigorar nesta segunda-feira.

Do CanaNews com Agência Brasil

Começou a vigorar nesta segunda-feira (16) o aumento de 25% para 27% do percentual de etanol anidro na gasolina. A mudança ocorrerá nas gasolinas do tipo comum e aditivada. A tipo premium não sofrerá nenhuma alteração em sua formulação.

Segundo o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, a medida não se refletirá no preço da gasolina. “Não haverá impacto para o consumidor. Manteremos o preço de bomba”, declarou, ele, completando que o setor tem estoques estratégicos de álcool suficientes para suprir a demanda.

De acordo com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, a mudança vai requerer 1 bilhão de litros de etanol anualmente. De acordo com a presidenta da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Elizabeth Farina, a produção atual de etanol anidro na safra passada foi de aproximadamente 12,2 bilhões de litros. Com a mudança, deve aumentar.

“Como as usinas já estavam esperando isso, elas fizeram um estoque suficiente para atender a todas contratações que já tinham feito, e mais esse aumento. Então, é uma coisa absolutamente factível”, disse Elizabeth. Segundo ela, os testes de consumo, emissão e durabilidade não apresentaram grandes diferenças estatísticas com a mudança.

Discutida deste o segundo semestre do ano passado, a mudança deveria ter sido definida no início de fevereiro. Para o ministro de Minas e Energia, o atraso ocorreu devido aos estudos que estavam sendo feitos, que resultaram em uma “absoluta tranquilidade para o consumidor” quanto à qualidade dos motores. “O adiamento é fruto da segurança que o governo queria ter, com nenhum risco ao rendimento e durabilidade dos motores e ciclomotores com aumento da participação etanol”.