Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 06/03/2015

Treinamento In Company em usinas é vantajoso

Programa visa levar ao participante fazer análises dos processos.

Da assessoria

Em tempos de crise e entressafra, as usinas têm investido mais na capacitação profissional. Capacitar os colaboradores para perpetuar uma gestão permanente de inovação tecnológica e auxiliá-los quanto à melhoria dos processos nas unidades produtoras são os objetivos do Programa de Capacitação em Tecnologia Sucroenergética ministrado pelos engenheiros e diretores da Reunion Engenharia, Tercio Dalla Vecchia e Jorge Luiz Scaff.

No intuito de atender a demanda das usinas, a Reunion realiza o Programa de Treinamento de duas maneiras: Curso ministrado em grandes centros como Ribeirão Preto, SP ou Maringá, PR, de acordo com a agenda da empresa ou Treinamento In Company, ministrado na própria usina, cuja modalidade deve ser definida pelo cliente.

Na avaliação dos diretores da Reunion, nota-se que as usinas têm aproveitado o período de entressafra para aprimorar o conhecimento dos seus colaboradores na intenção de buscar melhorias contínuas no processo. Além disso, desfrutam da atual crise que tem desacelerado os investimentos na planta para buscar soluções técnicas eficientes.

O mais recente módulo sobre ‘Balanço de Massa e Energia’ aconteceu na Usina da Pedra, do Grupo Pedra Agroindustrial, na Unidade localizada em Serrana, SP.

De acordo com Jorge Scaff, “a equipe que participou foi um pouco maior do que normalmente treinamos e foi muito bem selecionada, com pessoas comprometidas, esforçadas e capacitadas. Durante os três dias de treinamento os participantes sanaram todas as dúvidas questionadas”, comentou.

O Treinamento é dividido em duas etapas, sendo elas: parte teórica pela manhã e prática no período da tarde. “Durante a parte prática do treinamento na Pedra decidimos juntar as pessoas em grupos para gerar discussões e questionamentos visando enriquecer o curso. Acredito que conseguimos isso, avaliou Scaff.

In Company na Zilor - A Zilor também foi palco de Treinamentos In Company. Nas Unidades São José, Barra Grande e Quatá já foram ministrados alguns módulos de ‘Balanço de Massa e Energia’ e ‘Cozimento e Cristalização do Açúcar’. Os temas escolhidos foram priorizados de acordo com os projetos estratégicos da empresa e dificuldades nos processos produtivos da planta.

De acordo com a Supervisora de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoas, Ana Lúcia Camargo Mouco, “o nível de aproveitamento e produtividade dos colaboradores é muito bom, há muita interação, as técnicas e as dicas explanadas permitem abrir espaço para novas ideias e são eficientes no dia a dia”, comentou.

Dirceu Turco Jr., coordenador de Processo da Unidade Barra Grande, avaliou a didática do Treinamento como fácil entendimento e com exemplos diversificados de cases de sucesso que possibilitam ser aplicados na prática. “Em síntese, os trabalhos e os projetos realizados pela Reunion Engenharia sempre proporcionaram algum tipo de retorno”, disse Turco Jr.

Participaram dos treinamentos desde gerente de Operações, coordenadores de Produção, Analistas de Processos, Analista de Projetos, Especialistas de Processos Industriais, Operadores (fábrica de açúcar, tratamento do caldo), Supervisor de CECOI, Técnicos Operacionais e Técnico de Laboratórios.

Ao final de cada curso, os participantes receberam o Certificado de participação. A unidade que tiver interesse é só fazer contato pelo e-mail cursos@reunion.eng.br ou pelos telefones (11) 4156-6688 com Ana Carolina ou (16) 3623-5384 com Sabrina.