Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 23/02/2015

Instituto Senai de Tecnologia presta consultoria às casas de carne

Os técnicos do Senai implantaram um programa de qualidade nos estabelecimentos.

Do Senai

O Instituto Senai de Tecnologia – Alimentos (IST Alimentos) prestou serviço de consultoria a cinco empresas que atuam no ramo de casas de carne e açougues no município de Maracaju. O trabalho, realizado em parceria com o Sebrae/MS e a Prefeitura de Maracaju, foi iniciado no fim do ano passado e concluído neste ano, envolvendo a equipe de consultores da área de alimentos e bebidas.

Segundo a supervisora de tecnologia e inovação do IST Alimentos, Maria Eugênia Petenuci, o trabalho buscou contribuir para garantia da qualidade higiênico-sanitária das empresas de Maracaju. “A consultoria foi realizada por meio da mobilização da Prefeitura e do Sebrae, que possibilitaram subsídios aos empresários por meio do Programa Sebraetec”, disse, ressaltando que o IST Alimentos está localizado dentro da unidade do Senai de Dourados.

Ela destacou ainda que a contribuição para garantir a qualidade ocorre por meio da implantação de programas como manual de boas práticas de fabricação, procedimentos operacionais padrão, elaboração de tabelas nutricionais e rotulagem de produtos alimentícios. “Esses documentos precisam ser elaborados de acordo com a característica de cada empresa e serem colocados em prática”, informou.

De acordo com consultor responsável pela implantação da consultoria, Vitor Matheus Bordin, quando o programa de qualidade é implantado com eficácia representa vantagem competitiva. “E esses resultados devem estar em conformidade com as normas do órgão fiscalizador e da legislação vigente. Ao longo do trabalho foram detectadas não conformidades nas instalações e comportamento dos colaboradores (manipuladores de alimentos) de cada empresa. Sendo assim, é necessária a adequação das melhorias propostas”, pontuou.

“O caminho que torna possível a obtenção da qualidade e de melhoria continua dentro de uma empresa é o comprometimento e o envolvimento de todos os níveis da organização e a garantia da população ter disponibilidade de um alimento seguro”, afirmou Tatiane Andrade, consultora responsável pela implantação do programa de qualidade nas casas de carne e açougues de Maracaju.

Ainda como parte da consultoria, os técnicos do IST Alimentos ministraram uma palestra sobre boas práticas de fabricação, higiene e manipulação de alimentos direcionada aos manipuladores para mostrar as consequências graves por conta da ingestão de alimentos com algum tipo de contaminação, representando um importante problema de saúde pública além de denegrir a imagem da empresa em caso de algum surto alimentar. As empresas que aderiram ao serviço foram Casa de Carne Beef Nobre, Casa de Carne Karlonga, Casa de Carne Novilha de Ouro, Açougue do Nego e Açougue e Conveniência Ribeiro Silva.

Para o empresário Alberto Martins de Almeida, da Casa de Carne Karlonga, o trabalho realizado foi providencial para melhoria das ações no local. “Foi muito bom receber o pessoal do Senai e participar das palestras, os colaboradores que manuseiam a carne também ficaram satisfeitos com as orientações recebidas”, disse.