Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 12/02/2015

PMA multa usina por incêndio em canavial em sem autorização

Autuação ocorreu após denúncia de fogo atingiu APP.

Da PMA

Policiais Militares Ambientais de Dourados (MS) receberam denúncias de que no dia 18 de janeiro deste ano, teria ocorrido incêndio em uma área plantada de cana-de-açúcar no município de Novo Horizonte do Sul (MS). Os policiais foram ao local onde teria ocorrido o incêndio e durante a vistoria perceberam área de queima da cana efetuada pela empresa em uma de suas propriedades rurais.

A área medida com GPS perfez 176 hectares, às margens da rodovia MS 141, no km 10. Este incêndio adentrou uma área de mata nativa protegida de Preservação Permanente (APP), de matas ciliares de um curso d’água, destruindo 3 hectares. A empresa proprietária da cana não tinha autorização para realizar o incêndio. A infratora foi autuada administrativamente e multada em R$ 191 mil.

Os responsáveis pelo incêndio responderão também por crime ambiental e, se condenados, poderão pegar pena de dois a quatro anos de reclusão.

Em novembro do ano passado, a mesma empresa, que possui filiais em Angélica e em Ivinhema, já havia sido multada pela PMA em R$ 369 mil pelo mesmo motivo.