Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 04/02/2015

Roberto Rodrigues deixa presidência do conselho da Unica

Ele anunciou renúncia ao cargo no início da semana.

Do CanaNews

O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues anunciou nesta segunda-feira (2) a saída da presidência do Conselho Deliberativo da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), uma das principais entidades representativas do setor sucroenergético brasileiro.

Rodrigues deixa o cargo que ocupava a sete meses alegando dois motivos. O primeiro, a enxuta estrutura da Unica, que não necessitária de dois presidentes, um do Conselho Deliberativo e outro executivo.

Na avaliação dele, a atual presidente executiva, Elizabeth Farina, pode desempenhar bem as duas funções e tem bom trânsito com o governo federal e outras instituições do setor.

O segundo motivo, conforme Rodrigues, seria o fato dele ter atingido os dois principais objetivos quando assumiu a entidade, a volta da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina, recriando um diferencial competitivo para o etanol, e a elevação do percentual de mistura de etanol anidro na gasolina, de 25% para 27%.

A Unica em nota disse que foi surpreendida com a decisão pessoal do ex-ministro e ressalta que ele cumpriu parte importante de sua missão de aumentar a competitividade do setor, ressaltando a volta da Cide e o aumento da mistura neste período.

A entidade aponta ainda uma decisão do seu Conselho Deliberativo que indicará quem passará a ocupar o cargo após a renúncia de Rodrigues.