Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 17/12/2012

Embrapa Agropecuária Oeste lança projeto de tecnologia para piscicultura

O projeto da Embrapa visa à constituição de uma rede de pesquisa regional.

Embrapa

A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) lançou o projeto de piscicultura "Desenvolvimento de tecnologias aplicadas à cadeia do pescado do Território da Grande Dourados", na sexta-feira, 14 de dezembro, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O lançamento aconteceu durante reunião da Câmara Temática Pesca e Aquicultura, do Colegiado do Território da Cidadania da Grande Dourados. Os recursos, oriundos de emenda parlamentar, foram aprovados pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Para a Embrapa Agropecuária Oeste colocar em prática o projeto, foram repassados os recursos de aproximadamente R$ 1,2 milhão para construções e aquisição de equipamentos.

O chefe adjunto de P&D da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus, fez uma breve apresentação do projeto de pesquisa, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da cadeia produtiva, com ações de geração e adequação de tecnologias. “O que se espera com esse projeto é que sejam fortalecidas as atividades do Núcleo de Pesquisa em Aquicultura de Mato Grosso do Sul, o NUPAQ-MS. A responsabilidade de executar o projeto está embasada no extremo relacionamento interinstitucional”, disse Asmus.

Também foram lançados dois projetos da UFGD aprovados pelo MPA: "Ações da Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias (ITESS) para o Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca no Território da Cidadania da Grande Dourados"; "Centro de Piscicultura Experimental, Treinamento e Difusão Tecnológica da Grande Dourados".

O projeto da Embrapa visa à constituição de uma rede de pesquisa regional, com a construção de uma estrutura laboratorial, direcionada para geração e adequação de tecnologias de produção, nutrição e alimentação. O foco é o aproveitamento de subprodutos e coprodutos da agroindústria regional. Além disso, serão realizadas readequações do atual Laboratório de Piscicultura da Embrapa Agropecuária Oeste,  para dar as condições necessárias para atender os piscicultores da região e as exigências básicas de Biossegurança.

Diversas autoridades estavam presentes na reunião. Fizeram parte da mesa o superintendente do MPA-MS, Luiz David Figueiró; o senador da República Delcídio do Amaral; o deputado federal Vander Loubet; o reitor da UFGD, Damião Duque de Farias; o delegado federal do MDA, João Grandão; e o chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas.