Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 23/01/2015

Sertãozinho promove evento para retomada do setor sucroenergético

Mobilização deve ocorrer na próxima terça-feira (27).

Da assessoria

A cidade de Sertãozinho, polo de indústrias de base que atendem o setor sucroenergético e que acabou sendo muito afetada pela grave crise que atinge o segmento, promove na próxima terça-feira (27) uma mobilização em favor da agroindústria canavieira. O movimento pela “Retomada do Setor Sucroenergético” já conta com manifestações de apoio do comércio e indústria da cidade.

“Toda atividade econômica de Sertãozinho e região é alicerçada no setor metalúrgico, e atrelada à retomada do setor sucroenergético. Com a crise, todas as categorias estão sofrendo as consequências. Por isso, nós, do Sincomércio, estamos antenados com essa situação e muito preocupados. Não podemos ficar parados esperando pelo pior”, diz o o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Sertãozinho e Região (Sincomércio), José Carlos Canesin.

O Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise-BR) também tem feito um amplo trabalho de relacionamento junto as suas empresas associadas. “É extremamente importante que os empresários da indústria participem desse Movimento, direta e indiretamente, liberando seus colaboradores, para que possamos reunir um grande número de pessoas. Entendemos que cada empresa tem suas particularidades, mas, somente a união de forças poderá realizar uma manifestação grandiosa, não pelo tamanho, mas pelo objetivo que queremos e precisamos alcançar”, avalia o presidente Antonio Eduardo Tonielo Filho.

À frente da coordenação da ação, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, acredita que as expectativas da ação podem ser superadas. “Com o apoio de entidades ligadas às usinas e produtores de cana, a região também está sendo convidada a participar do Movimento e, com isso, a ação vem ganhando corpo e credibilidade em meio a diferentes setores. Estamos acreditando, inclusive, que possamos superar a estimativa inicial de 15 mil participantes”, projeta.

A manifestação

O Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético acontece na próxima terça-feira, dia 27, com concentração a partir das 7h30, em dois pontos de partida: Praça Rotatória “Thirso Pelá” (em frente ao Ibis Hotel) e Praça Rotatória da Estrada Vicinal “Antônio Sarti” com a Rodovia “Armando de Salles Oliveira” (próximo à empresa Dedini).

Os manifestantes farão uma caminhada de cerca de 2 Km até a rodovia Carlos Tonani (saídas para as cidades de Ribeirão Preto, Dumont, Barrinha e Jaboticabal), onde acontecerá a apresentação do documento com as principais reivindicações dos setores envolvidos.

O Movimento tem sendo organizado pela prefeitura de Sertãozinho, Sindicato dos Metalúrgicos, Força Sindical, Ceise-BR, ACIS, Sincomércio, Canaoeste, Câmara Municipal, Sindinap, OAB, Amasert, Sincomérciários e Copercana, e apoio da Unica, Coopercitrus, Coplacana e Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentos de Sertãozinho-SP.