Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 18/12/2014

Nilton Pickler assume a presidência da Famasul em janeiro

Ele assume no lugar de Eduardo Riedel, que se afastará para assumir cargo no governo.

Da Famasul

O produtor rural Nilton Pickler assume a presidência interina do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, a partir do dia 1º de janeiro de 2015. O anúncio foi feito pelo atual presidente, Eduardo Riedel, que no próximo ano ocupará a pasta de Secretário de Governo, da gestão do Reinaldo Azambuja.

O anúncio de transição de comando da entidade foi feita em assembleia extraordinária realizada nesta quarta-feira (17), na sede da Federação, na presença de 53 presidentes de sindicatos rurais do Estado. "A decisão de me afastar da presidência da Famasul foi discutida amplamente com a diretoria da entidade e entendida como positiva. Nós seguiremos os trâmites regimentais e estatutário que é do vice-presidente assumir a partir do dia 1º de janeiro a nossa Federação", afirmou Riedel.

Eduardo Riedel ressaltou que, mesmo legalmente possível, não conciliará a função de secretário e presidente da classe. "O afastamento é imprescindível . Não é impeditivo do ponto vista legal, mas do ponto de vista prático, de condução, eu não me sentiria nada confortável de ser representante setorial e de Estado. O representante desta Casa tem que ser totalmente independente".

O presidente que assume a Famasul, Nilton Pickler, comandou o Sindicato Rural de Bonito por três mandados antes de assumir a vice-presidência da entidade no mandado de Eduardo Riedel, em 2012.

Em sua primeira fala depois de anunciado oficialmente interino da Federação, falou do desafio “gigantesco de substituir alguém como Eduardo Riedel”, fazendo referência ao novo secretário do Governo do Estado como uma liderança incontestável, reconhecida no País e fora dele. “O setor agro perde a exclusividade de uma liderança, mas o Estado ganha a grandeza e dinamismo de um administrador que certamente muito contribuirá para a gestão do novo governo”, finalizou.

O ex-presidente da Famasul, Leôncio Brito Filho, que comandou a Federação de 2000 a 2006, se emocionou ao falar do presidente interino, Nilton Pickler. "Há mais de trinta anos eu estava procurando uma pessoa para assumir o Sindicato Rural de Bonito e foi assim que eu o conheci, um rapaz trabalhador, responsável, um cumpridor de obrigações".

Foram vários os pronunciamentos dos presidentes do Sindicatos Rurais apoiando e avaliando positivamente a atuação de Eduardo Riedel. Entre eles, o presidente do Sindicato Rural de Fátima do Sul, Roberto Alves Vasconcelos, retratou sua aprovação diante das ações promovidas em sua gestão. "O produtor rural de um hectare ou o de mil hectares recebe na Famasul o mesmo tratamento. Para você, Eduardo Riedel, eu tiro o meu chapéu", enfatizou.

O governador de MS, André Puccinelli, participou a assembleia e recebeu uma placa de reconhecimentos dos produtores rurais em relação ao apoio concedido ao agronegócio em sua legislatura. Puccinelli aprovou a escolha de Eduardo Riedel como integrante do novo Governo Estadual. O deputado estadual, Zé Teixeira, também esteve presente na reunião.