Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 12/12/2014

MS já produziu 2,20 bilhões de litro de etanol na safra 2014/2015

Volume de etanol é 4,33% maior do que o do ciclo anterior.

Anderson Viegas

Mato Grosso do Sul fechou a segunda quinzena de novembro alcançando a produção de 2,20 bilhões de litros de etanol na safra 2014/2015, um volume 4,33% maior do que o processado no mesmo período do ciclo anterior, segundo dados da Associação dos Produtores de Bioenergia do estado (Biosul).

Segundo a entidade, do etanol processado no acumulado desta temporada no estado, 566 milhões de litros foram de anidro, o combustível que é misturado a gasolina na proporção de 25%, e 1,63 bilhão de litros foram de hidratado, que é usado diretamente nos veículos flex e nos 100% dedicados a etanol.

Apesar do crescimento no volume de etanol processado pelas usinas sul-mato-grossenses, a Biosul aponta que a quantidade de cana moída no acumulado desde o início da safra, em abril, até a primeira quinzena de novembro, 38,75 milhões de toneladas, é 1,92% menor frente ao mesmo intervalo de tempo do ciclo anterior.

Na temporada atual, conforme a entidade, também ocorre uma retração no volume de produção de açúcar, que atingiu as 1,24 milhão de toneladas, e representa uma quantidade 6% menor que a contabilizada no mesmo período da temporada anterior, que chegava a 1,32 milhão de toneladas.

Segundo o presidente da Biosul, Roberto Hollanda, o aumento do volume das chuvas no estado em novembro afetou o desempenho das usinas. “A chuva tem atrapalhado um pouco as operações, o que já era esperado nesta época do ano. O ATR está em recuperação, com o acumulado já acima do previsto e a quinzena foi bem melhor que a passada. A novidade é que nesse dezembro teremos mais unidades moendo. Na primeira quinzena serão 21 unidades contra 18 que estavam operando ano passado e na segunda serão 21 contra 11”.