Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 03/12/2014

Um dos primeiros em grãos, cana e carne do País, MS é só 11º mais competitivo no agro

Revelação é de ranking divulgado pela CNA nesta terça-feira (2).

Anderson Viegas

Mato Grosso do Sul é o terceiro maior produtor de milho do País, o quinto de soja e de cana-de-açúcar, além disso, tem um dos rebanhos bovinos mais numerosos, com cerca de 20 milhões de animais, no entanto, no ranking de competitividade do agronegócio divulgado nesta terça-feira (2) pela Confederação da Agricultura e Pecuária o estado ocupa a modesta 11ª colocação. Para acessar a íntegra clique aqui!.

A colocação no ranking é dada por um indicador que varia de zero a um, que é resultado da agregação de outros seis indicadores base que mensuraram dados sobre: infraestrutura, educação, saúde, ambiente macroeconômico, inovação e mercado de trabalho em todos os estados do País. O indicador de Mato Grosso do Sul foi de 0,425.

Mato Grosso do Sul foi superado no ranking por São Paulo (0,752), Santa Catarina (0,611), Distrito Federal (0,608), Paraná (0,607), Rio Grande do Sul (0,598), Minas Gerais (0,492), Espírito Santo (0,491), Goiás (0,465), Rio de Janeiro (0,453) e Mato Grosso (0,450).

Dos seis indicadores de base, o melhor resultado do estado foi no quesito “mercado de trabalho”, em que ficou na segunda colocação em comparação com as outras unidades da federação. Nesse aspecto o estado obteve bom desempenho em disponibilidade de mão de obra (sexto melhor), taxa de desemprego rural (quarto melhor), qualificação de mão de obra rural (sexto melhor) e produtividade por trabalhador na agropecuária (terceira melhor).

Em contrapartida, o pior desempenho de Mato Grosso do Sul entre os indicadores de base foi na infraestrutura, onde ficou em 17º lugar. Conforme a CNA, o estado ficou em 12º quando se analisou a qualidade de suas rodovias, contabilizou um índice zero para movimentação portuária e registrou ainda o 13º pior índice de densidade ferroviária.