Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 12/12/2012

Maior fábrica de celulose do mundo será inaugurada nesta quarta em Três Lagoas

O vice-presidente da República, Michel Temer, deve estar presente na solenidade.

Anderson Viegas*

A maior fábrica de celulose em linha única do mundo será inaugurada na manhã desta quarta-feira (12), em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande. O vice-presidente da República, Michel Temer, deve estar presente a solenidade representando a presidente Dilma Rousseff.

Na construção da planta da Eldorado Celulose e Papel estão sendo investidos aproximadamente R$ 6,2 bilhões. A estimativa da companhia é que a unidade tenha uma produção anual de 1,5 milhão de toneladas por ano e gere uma receita anual de US$ 1 bilhão.

Conforme a empresa, o destino da produção, que utilizará como matéria prima florestas plantadas de eucalipto, é a exportação da celulose para os mercadores produtores de papel na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

A estimativa é que somente essa planta responda por 20% do total das exportações do setor no Brasil.

Escolha de Três Lagoas

Segundo a Eldorado, as características de Três Lagoas (relevo, solo, clima, infraestrutura e logística), aliada à receptividade da população e apoio do primeiro setor, contribuíram para que o município fosse escolhido para receber o empreendimento.

A unidade industrial possui uma logística única para recebimento de matéria prima e escoamento de sua produção. Esse transporte é favorecido pela presença de rodovias, ferrovias e a hidrovia Tietê-Paraná, modais que permitem escoar a produção até o Porto de Santos no Estado de São Paulo.

(*Com informações do portal da Eldorado)