Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 18/11/2014

Animais de seis estados são julgados na Expo Nelore MS

Exposição vai até domingo (23), em Campo Grande.

Da Nelore MS

Cerca de 500 animais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e São Paulo já entraram em pista nesta segunda-feira (17) e são avaliados por juízes de renome no ramo da pecuária, que levam em consideração a estrutura física e as potencialidades reprodutivas de cada rês. Babies fêmeas e matrizes modelos foram as primeiras categorias avaliadas, na programação que se estende até o próximo domingo (23), na Expo Nelore MS, que acontece no Terra Nova Centro de Eventos.

Segundo o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos criadores de Nelore – Nelore MS, Thiago Morais, o evento se apresenta como uma vitrine da pecuária moderna que tem como principal objetivo a produção de excelência. “Em faturamento a Expo Nelore MS está entre as três maiores feiras do país e comercialmente impacta criadores de todas as regiões. Toda a estrutura e programação é elaborada pensando na produção de carne com extrema qualidade e para a avaliação do desenvolvimento genético da raça Nelore”, destaca Morais.

O juiz Antônio Carlos de Souza que se deslocou de São Paulo até a capital sul-mato-grossense para a avaliação, surpreendeu-se com o nível do rebanho. “A carga genética dos animais inscritos na competição é elevada, podemos observar pela conformação de carcaça e o biotipo que sugere uma maior produção de carne com o animal ainda precoce”, afirma o veterinário, integrante da equipe julgadora.

Para o produtor rural de Campo Grande, Allan Rotta, que inscreveu uma rês para o ranking da categoria babie, o evento o beneficiará com atualização técnica. “O parecer técnico que recebemos dos nelores inscritos faz com que possamos analisar o rendimento do nosso trabalho dentro da propriedade e causa de imediato um aprimoramento na atividade, caso necessário”, afirma. “Participando passamos a avaliar se nossos animais estão dentro dos padrões exigidos, o que é essencial para quem busca perfeição”.

Os animais inscritos foram divididos em 12 categorias: bezerra, novilha menor, novilha maior, fêmea jovem, fêmea adulta, progênie de mãe, bezerro, júnior maior, júnior menor, touro jovem, touro sênior e progênie de pai. Todos serão avaliados por três juízes técnicos que farão o ranking da raça nelore de Mato Grosso do Sul.