Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 12/11/2014

Mapa e UE promovem workshop sobre Bem-Estar Animal

Evento reunirá representantes da América do Sul e União Europeia.

Do Mapa

Entre os dias 18 e 21 de novembro, Uberlândia (MG) sedia workshop em bem-estar animal. Organizado pela União Europeia por meio da iniciativa Better Training for Safer Food (BTSF) com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o evento terá representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além da Comissão Europeia.

Durante o encontro serão apresentados temas como: legislação da União Europeia sobre bem-estar animal; certificação para exportação ao mercado europeu; palestras técnicas sobre abate humanitário e manejo pré-abate de aves, suínos e bovinos.

O workshop tem por objetivo a troca de experiências e conhecimento científico entre os participantes para promover as boas práticas de saúde e bem-estar animal, de acordo com os requisitos preconizados pela União Europeia, além de contribuir para a sustentabilidade da produção nacional. Além disso, o encontro pretende aumentar a conscientização dos agentes envolvidos na cadeia produtiva, para as vantagens na adoção de normas internacionais de bem-estar animal.

De acordo com o secretário Caio Rocha, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC/Mapa), anualmente são abatidos cerca de seis bilhões de animais no mundo, o que torna esse tema prioritário para o Mapa, “com o intuito de implementar as melhores práticas na forma de abate e adequar o setor às normas internacionais”, conclui.

Para Lizie Buss, da Comissão Técnica Permanente de Bem-Estar Animal do Mapa, a oportunidade de reunir veterinários oficiais federais e estaduais, em conjunto com pesquisadores renomados, internacionais e nacionais, em conjunto com autoridades europeias, é única. “Estamos com grandes expectativas para o evento e pela primeira vez o setor privado participará deste treinamento em conjunto com o serviço oficial. Buscamos harmonização de conhecimentos sobre o abate humanitário, que é tanto exigência brasileira quanto europeia para os produtos de origem animal”, informa.

Suínos

No dia 25 e 26 de novembro será a vez de Brasília sediar o Workshop Boas Prática de Bem-Estar Animal em Sistemas Sustentáveis na Produção de Suínos. Interessados podem se inscrever enviando mensagem ao e-mail info@worldanimalprotection.org.br