Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 06/11/2014

MS Agro vai debater temas estratégicos para o setor nesta sexta

Evento será promovido na sede da Famasul, em Campo Grande.

Da Famasul,/b>

A produção de grãos cresceu 123% nos últimos dez anos em Mato Grosso do Sul, passando de 6,5 milhões de toneladas na safra 2003/04 para 14,5 milhões de toneladas na temporada 2013/14. Em ritmo menor, porém também expressivo, a produção de carne bovina subiu 27% no mesmo intervalo, somando 950,5 milhões de toneladas em 2013, segundo as informações da Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS. A evolução do agronegócio e a perspectiva econômica serão temas abordados durante o MS Agro, um dos principais seminário do agronegócio do Estado.

O evento será realizado nesta sexta-feira (7), na sede da Famasul, a partir das 7h30, com o tema “Novo Governo: Perspectivas Econômicas e Políticas para o Brasil”. O objetivo do MS Agro 2014 é fomentar a discussão de temas estratégicos para a competitividade do agronegócio de Mato Grosso do Sul, analisando a eficiência nos processos políticos e econômicos.

Sobre o desenvolvimento do agronegócio nos últimos anos, o presidente da Famasul, Eduardo Riedel ressalta que o avanço expressivo está associado ao profissionalismo do produtor rural e sua atuação em relação à sustentabilidade. "Apesar da produção ter dobrado no período analisado, a área destinada ao plantio cresceu em patamares menores devido ao aumento da produtividade, alcançado com adoção de tecnologia", ressalta Riedel. No período analisado, a área subiu 36,6%, enquanto que a produtividade cresceu 63,5%, possibilitando ao agricultor plantar quase quatro mil quilos de grãos por hectare.

Na programação do MS Agro 2014, o economista e professor universitário, Eduardo Gianetti, ministrará a palestra "Conjuntura atual e perspectivas econômicas brasileiras". Acontecerá também um talk show, com a participação do palestrante e do presidente da Famasul, Eduardo Riedel, para debater as ‘Perspectivas Econômicas e Políticas para o Brasil’ que terá como mediador o jornalista Heraldo Pereira. Também participarão do evento, a deputada federal eleita, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e deputado federal reeleito, Luiz Henrique Mandetta. Na edição passada, o evento contou com a participação de 230 pessoas, entre produtores, profissionais e estudantes ligados ao agronegócio.