Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 03/11/2014

Produtores de soja serão premiados pela excelência de gestão

Seminário Soja Plus 2014 reunirá participantes de 45 instituições, dia 4 de novembro.

Da Abiove

O Programa Soja Plus, de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural, reunirá amanhã, 4 de novembro, em São Paulo, mais de cem participantes de 45 instituições, entre elas associações de produtores rurais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais, Ministério do Meio Ambiente, bancos, empresas processadoras e comercializadoras de soja, representantes da sociedade civil e de organizações do agronegócio.

O evento apresentará os resultados de quatro anos do programa e os desafios para continuar crescendo no País. O Soja Plus está presente no primeiro produtor nacional de soja, Mato Grosso, no quinto maior, Mato Grosso do Sul, no sexto, Minas Gerais, e no sétimo, Bahia.

Instituído em 2011 por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), o Soja Plus é simples, voluntário e adequado à realidade do produtor nacional, além de todas as atividades e materiais serem gratuitos. Por isso, o programa tem tido boa aceitação.

No Mato Grosso, a parceria entre a Abiove e a Aprosoja é com o Senar-MT, a Famato e o Instituto Algodão Social (IAS). No Mato Grosso do Sul, os parceiros são Senar-MS, Famasul/Aprosoja MS. Na Bahia, o trabalho com a Abiove é desenvolvido com a Associação de Agricultores e Irrigantes (Aiba). Em Minas Gerais, os coordenadores são o Sistema Faemg e a Universidade Federal de Viçosa.

No Mato Grosso, desde 2011, 4.630 produtores rurais participaram de dias e oficinas de campo sobre o cumprimento da rigorosa legislação trabalhista rural. Neste ano, supervisores de campo realizaram assistência técnica individualizada em 600 fazendas do MT.

No Mato Grosso do Sul, 134 produtores foram capacitados e receberam informações sobre como melhorar a gestão ambiental, social e econômica da fazenda.

Na Bahia, onde o Soja Plus foi introduzido neste ano, 124 produtores participaram, recentemente, de cursos sobre qualidade de vida no trabalho com ênfase em saúde e segurança ocupacional e direito trabalhista.

Em Minas Gerais, o Soja Plus foi implantado em agosto deste ano e as atividades já realizadas foram três seminários, um workshop, três dias de campo para 28 alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e um curso de 16 horas para os futuros profissionais que prestarão assistência técnica às fazendas.

O sucesso da iniciativa e a grande demanda por parte dos sojicultores levaram os organizadores a investir mais recursos e a formalizar novas parcerias, que permitam a formação de gerentes e funcionários sobre gestão ambiental e social de propriedades rurais.

Premiação

No seminário, três produtores que participam do Soja Plus serão premiados pela excelência em gestão de suas propriedades: Eloíza Zucanelli, da Fazenda Sulina, em Diamantino (MT), Antonio Carlos de Siqueira Junior, da Fazenda Buriti da Peraputanga, no município de Campo Verde (MT), e Gilberto Eberhardt, da Fazenda Recanto, em Lucas do Rio Verde (MT).

Os palestrantes convidados são Carlo Lovatelli, presidente-executivo da Abiove, Ricardo Tomczyk, presidente da Aprosoja-MT, Marcelo Duarte, diretor-executivo da Aprosoja- MT, Maurício Saito, presidente da Aprosoja-MS, Ivanir Maia, diretor de relações institucionais da Aiba, Ricardo Arioli, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Famato, Claudionor Nunes de Morais, presidente da Comissão de Grãos da Faemg, e Manoel Pereira, presidente do Conselho da Abiove.