Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 31/10/2014

Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa inicia neste sábado

Imunização será realizada no Planalto e no Pantanal.

Da Famasul

Inicia neste sábado (1º) a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa 2014 nas regiões do Pantanal e Planalto de Mato Grosso do Sul. Na região de Fronteira (antiga zona de Alta Vigilância), esta segunda fase começou no dia 1º de outubro, com prazo final no dia 15 de novembro. Já no Planalto a vacinação vai até 30 de novembro e no Pantanal até 15 de dezembro.

A imunização é obrigatória para todas as faixas etárias, ou seja, de ‘mamando a caducando’, nas regiões de Fronteira e Pantanal (para os produtores optantes da etapa de novembro). No Planalto deverão ser vacinados apenas os animais de 0 a 24 meses. Até 15 dias após o término da campanha, o produtor deverá fazer a declaração de vacina no site da Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal: http://www.iagro.ms.gov.br/.

Desde 2008, o Planalto e o Pantanal apresentam status de área livre de febre aftosa com vacinação, segundo a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). Já na fronteira a condição foi restabelecida em 2011. A conquista é fruto do trabalho realizado pelos produtores rurais, em conjunto com os órgãos públicos e privados.

Segundo o diretor-secretário do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Ruy Fachini, os produtores rurais tiveram um papel importante no reconhecimento internacional.

“Ao longo dos anos, os produtores vacinaram seus rebanhos de acordo com o calendário estabelecido pelo serviço veterinário oficial, atingindo assim um índice de cobertura vacinal acima de 98%. É um excelente percentual que comprova o comprometimento do setor em relação à sanidade animal. Esse status auxilia pra que MS se mantenha como importante exportador de carne bovina, atraindo mercados importantes", destacou.