Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 05/12/2012

Sistemas integrados de produção serão destaque no Showtec

Show de tecnologia será lançado nesta quarta-feira (5), em Campo Grande.

Da Redação

A apresentação de sistemas integrados de produção, como o lavoura-pecuária-floresta será um dos destaques da programação da edição 2013 do Show de Tecnologia da Fundação MS, o Showtec, que será realizado entre os dias 23 e 25 de janeiro, na sede da entidade, em Maracaju, a 162 quilômetros de Campo Grande.

Segundo o diretor executivo da Fundação MS, Renato Roscoe, a integração de várias cadeias em uma mesma propriedade rural assegura uma série de benefícios ao produtor como, por exemplo, diversificação de culturas, redução de riscos e maior produtividade por área, além de ajudar no controle de pragas e na agregação de valores.

Roscoe cita ainda o benefício ambiental da integração. “Além de contribuir financeiramente, o sistema de integração colabora com o meio ambiente, uma vez que libera mais matéria orgânica para o solo e por diminuir o aquecimento global, uma vez que contém mais carbono”, explica.

De acordo com a Fundação, aproximadamente 80% das lavouras de região de Maracaju utilizam sistemas integrados como o de milho safrinha com forrageiras. A entidade aponta ainda que pelo menos 10 mil hectares do Estado já utilizam o consórcio de agricultura ou pecuária, ou até mesmo as duas, com o plantio de florestas.

Alex Melotto, pesquisador de sistemas integrados da Fundação MS, aponta que a lavoura-pecuária ainda é o mais comum, seguido pelo lavoura-pecuária-floresta. “Os produtores estão cada vez mais curiosos sobre o funcionamento desta prática. Dessa forma, estamos realizando constantes estudos buscando qual o melhor método para cada região do Estado”, conclui.

No Showtec, que será lançado oficialmente nesta quarta-feira (5), às 9 horas, na sede da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), será apresentada uma mostra dinâmica com os sistemas já implantados com o consórcio de milho com forrageira.

(*Com informações da assessoria)