Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 13/10/2014

Seminário Soja Plus apresenta resultados do programa em MT, MS, BA e MG

Produtores de soja serão premiados pela excelência de gestão em suas propriedades

Da Abiove

O Programa Soja Plus, de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural, reunirá produtores de soja e milho de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais em seminário, no dia 4 de novembro, em São Paulo.

O evento apresentará os resultados de quatro anos do programa e os desafios para continuar crescendo no País. O Soja Plus está presente no primeiro produtor nacional de soja, Mato Grosso, no quinto maior, Mato Grosso do Sul, no sexto, Minas Gerais, e no sétimo, Bahia.

Instituído em 2011 por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), o Soja Plus é simples, voluntário e adequado à realidade do produtor nacional, além de todas as atividades e materiais serem gratuitos. Por isso, o programa tem tido boa aceitação.

No Mato Grosso, a parceria entre a Abiove e a Aprosoja é com o Senar-MT, a Famato e o Instituto Algodão Social (IAS). No Mato Grosso do Sul, os parceiros são Senar-MS, Famasul/Aprosoja MS. Na Bahia, o trabalho com a Abiove é desenvolvido com a Associação de Agricultores e Irrigantes (Aiba). Em Minas Gerais, os coordenadores são o Sistema Faemg e a Universidade Federal de Viçosa.

Representantes dessas instituições participarão do Seminário Soja Plus 2014: Gestão da Propriedade Faz a Diferença. Três produtores que participam do Soja Plus serão premiados pela excelência em gestão de suas propriedades.

Os palestrantes convidados são Carlo Lovatelli, presidente-executivo da Abiove, Ricardo Tomczyk, presidente da Aprosoja-MT, Marcelo Duarte, diretor da Aprosoja- MT, Maurício Saito, presidente da Aprosoja-MS, Ivanir Maia, diretor de relações institucionais da Aiba, Pierre Vilela, superintendente do sistema Inaes/Faemg, e Manoel Pereira, presidente do Conselho da Abiove.

Números do Soja Plus - No MT e no MS, 2.415 produtores rurais receberam capacitação teórica em 137 cursos, de 2011 a 2014. Foram realizados 20 dias de campo no MT, dos quais participaram 3.820 produtores e gerentes de fazendas.

A metodologia de trabalho do Soja Plus está alicerçada em cinco módulos de gestão aplicada à propriedade rural:

1) qualidade de vida no trabalho: saúde e segurança ocupacionais;

2) melhores práticas de produção e adequação ambiental;

3) viabilidade financeira e econômica;

4) qualidade do produto;

5) responsabilidade social.

O Soja Plus oferece capacitação gratuita nas fazendas para melhorar a gestão por intermédio de visitas técnicas. Além da assistência técnica in loco, o produtor rural que participa do Soja Plus recebe um conjunto de ferramentas para auxiliá-lo nos trabalhos de rotina da fazenda. Exemplo: manual de compilação de legislação; kit de primeiros socorros; vídeos sobre diálogo diário de segurança; manual de procedimentos seguros em oficinas mecânicas; manual de construções rurais; manual sobre o novo Código Florestal; plano de emergência da propriedade; kit com placas de sinalização de saúde e segurança; blocos de controle de entrega de EPI e documentos.