Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 23/09/2014

Curso de manejo racional de bovinos será oferecido em MS

Capacitação é voltada para técnicos, estudantes e profissionais.

Da Hstore Beckhauser

A HStore Beckhauser promove entre os dias 25 e 27 de setembro, o curso de Manejo Racional de Bovinos, em Campo Grande (MS). Voltado para estudantes, técnicos e profissionais diretamente ligados à lida com animais, o curso terá aulas teóricas que serão ministradas na HStore Beckhauser e, aulas práticas, na Fazenda Gruta Azul, a 80 quilômetros da capital, no município de Dois Irmãos do Buriti.

O curso será ministrado pelo médico veterinário Renato dos Santos e tem como objetivo promover o debate sobre a importância do bem-estar animal no processo de manejo e oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer o que há de mais moderno em equipamentos e técnicas de manuseio de animais em curral.

As vagas são limitadas em 20 participantes e o curso será dividido em duas etapas: teórica e prática. Nas aulas teóricas será debatida a importância econômica do bem-estar em animais de produção, a infraestrutura para a pecuária, a aplicação de medicamentos, o manejo racional entre outros temas.

Já as aulas práticas serão realizadas no curral da Fazenda Gruta Azul, onde os alunos poderão visualizar exemplos de cuidados com a infraestrutura que impactam diretamente no manejo com o gado e aplicar os conceitos aprendidos na teoria no manejo real com animais no curral.

“Mostraremos o impacto que o investimento em mão de obra e valorização de recursos humanos tem na produção da fazenda. Pesquisas apontam que os resultados são melhores quando a equipe entende os objetivos da produção e a importância do papel que cada um desempenha no projeto. Isso contribuiu para que o colaborador sinta-se valorizado, integrado ao projeto da fazenda e responsável por ele”, ressalta Renato dos Santos.

A pesquisadora da Embrapa, Mariana de Aragão Pereira, mostrou em pesquisa realizada com pecuaristas associados à ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), que as fazendas que dão mais importância à política de recursos humanos conseguem produzir até 1,75 UA/ha contra a metade dos que não investem na equipe. Ou seja, as fazendas que investem na equipe têm quase o dobro de produtividade e, consequentemente, melhores resultados.

As inscrições para o curso de manejo racional de bovinos custam R$ 500 (estudantes pagam R$ 300 mediante comprovação), com transporte incluso para o deslocamento de ida e volta para a Fazenda. Nos dias 25 e 26, as aulas serão ministradas das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Já no dia 27, a aula será prática das 8h às 17h30, com almoço incluso. O valor não inclui hospedagem e jantar.

Para se inscrever envie um email hstore-ms@beckhauser.com.br ou pelo telefone (67) 3383-6700.