Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 08/09/2014

Iniciativa 2,4-D realiza treinamentos em Campo Grande

Pesquisadores ministrarão cursos sobre o herbicida e tecnologia da aplicação.

Da Iniciativia 2,4-D

A Iniciativa 2,4-D, grupo formado pelas empresas Atanor, Dow AgroSciences, Milenia e Nufarm para gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, realiza dois treinamentos para produtores rurais de Campo Grande no dia 9 de setembro. Os cursos serão ministrados pelo Professor Doutor da Universidade do Norte do Paraná, Marco Antonio Gandolfo, e Professor Doutor da Universidade de Passo Fundo, Mauro Rizzardi.

No treinamento sobre 2,4-D serão abordadas informações técnicas sobre a molécula, suas características físico-químicas, situação regulatória, estudos de toxicidade, ecotoxicidade, segurança no campo e manejo de resistência de plantas daninhas. Sobre tecnologia da aplicação, os participantes aprenderão a importância da escolha e utilização correta dos equipamentos de pulverização, observação das condições climáticas como vento e umidade, além de como evitar a deriva.

Segundo a coordenadora da Iniciativa 2,4-D, Ana Cristina Pinheiro, o principal objetivo é divulgar conhecimento técnico sobre o herbicida e as boas práticas agrícolas na aplicação. “Acreditamos que assim poderemos auxiliar na capacitação dos produtores, técnicos, operadores de equipamentos, com conceitos das boas práticas agrícolas, para evitar o problema da deriva e gerar benefícios para toda a sociedade, implementando o conceito de sustentabilidade no uso de defensivos agrícolas”, explica.

Os eventos fazem parte do projeto que ministrará mais de 40 cursos sobre 2,4-D e tecnologia da aplicação em parceria com entidades como a Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Paraná (EMATER). O programa passa por 30 cidades dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Rondônia, de abril a setembro 2014.