Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 03/12/2012

Vacinação contra aftosa é concluída em duas regiões de MS

Trabalho de vacinação do rebanho termina nesta sexta no Planalto e região de Fronteira.

Anderson Viegas

Em Mato Grosso do Sul, a campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa termina nesta sexta-feira (30) nas regiões do Planalto e de Fronteira, a antiga Zona de Alta Vigilância. Segundo a diretora-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Maria Cristina Galvão Rosa Carrijo, o prazo de imunização nestas áreas não será prorrogado e os produtores terão até 15 de dezembro para fazer a comunicação de vacinação ao órgão.

Maria Cristina ressaltou que tão importante quanto vacinar o rebanho é fazer a comunicação da imunização. Esse procedimento é feito totalmente pela internet. “Quando precisamos comprovar a sanidade do rebanho temos de ter números. Precisamos ter registros de qualidade e confiabilidade para mostrar a missões estrangeiras e auditorias externas”, ressaltou.

A diretora-presidente da Iagro orientou ainda os produtores que tiverem dificuldades para fazer a comunicação da vacinação através da internet a ligar para o help-desk da Iagro no número 0800 647 67 13, para que possam receber a orientação dos técnicos e fazer o procedimento. “O que não pode é deixar de fazer a declaração, se não ele receberá uma penalidade”, advertiu.

No Pantanal, em razão das características da região, a campanha se estende até o dia 15 de dezembro e deverá ser vacinado todo o rebanho, de mamando a caducando.