Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 21/08/2014

Nutrição e adubação de soja são discutidas em simpósio em MS

12º Simpósio da Soja será realizado em Naviraí, em setembro.

Da Copasul

“Nutrição e adubação de soja” será uma das palestras do 12º Simpósio da Soja promovido pela Copasul- Cooperativa Agrícola Sul-matogrossense em parceria com a Embrapa. O evento ocorre no dia 09 de setembro, na Câmara Municipal de Naviraí e tem o objetivo de realizar palestras técnicas, de mercado e clima para produtores, técnicos e estudantes, proporcionando assim o desenvolvimento técnico da região.

Na última edição, o simpósio reuniu mais de 200 pessoas de diferentes estados como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Este ano, a programação conta com cinco palestras que tratam de diversos assuntos, uma delas será “Nutrição e adubação de soja”, proferida pelo engenheiro agrônomo e professor da Esalq- USP/SP Godofredo César Vitti.

Segundo ele, as culturas em geral, inclusive a soja, podem ser nutridas, através de fornecimento dos nutrientes através de fontes minerais, orgânicas e organominerais. A principal fonte utilizada, mais lógica e racional, é via adubação mineral e a adubação da soja pode ser, através de três vias: via raiz: principal forma de adubação, aplicando o fertilizante no solo, e sendo absorvido, via raiz para a cultura da soja, se aplica principalmente para o fornecimento dos macronutrientes primários: P2O5 e K2O, dos macronutrientes secundários: Ca, Mg e S, e do micronutriente B; via semente: além do inoculante, pode ser aplicado via semente, os micronutriente Mo, Co e Ni; via foliar: normalmente é fornecido via foliar, os micronutrientes metálicos, Mn, Zn e Cu.

“Os solos da região de Naviraí, de modo geral, são mais férteis do que os de ocorrência na região típica de cerrados. Entretanto, para altas produtividades de soja, necessitam da aplicação de corretivos (calcário), condicionadores de solo (gesso agrícola) e de fertilizantes (macro e micronutrientes)”, afirma o professor.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no site da Copasul no www.copasul.coop.br no link intranet, logo após clique na imagem do convite do evento.