Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 11/08/2014

Imasul capacita bombeiros para emergências químicas em Três Lagoas

Mais de 30 profissionais participam da capacitação.

Da assessoria

O Imasul – Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul – e o Corpo de Bombeiros de Três Lagoas iniciaram hoje (11) o Treinamento, Capacitação e Certificação Internacional de Resposta à Emergência Química para 33 profissionais no Set Senat de Três Lagaos (MS).

Até sexta-feira, dia 15, 22 bombeiros militares do grupamento Aparecida Taboado, Nova Andradina, Campo Grande e Três Lagoas e 11 bombeiros civis, trabalhadores da Eldorado e da Fibria, participarão do curso ministrado pela Suatrans Cotec – empresa especializada no atendimento emergencial envolvendo acidentes com produtos químicos, poluentes e também no combate a incêndios – que tem o objetivo de aperfeiçoar o atendimento a emergências de origem química na região.

Na abertura do treinamento, Délia Villamayor Javorka, chefe do Imasul, ressaltou a importância da especialização no atendimento a emergências químicas. “Vocês são privilegiados por estarem neste grupo, afinal este curso desperta um grande interessante para os profissionais que atuam nesta área. Agradeço a Eldorado por apoiar esta iniciativa. É graças a empresas assim que podemos oferecer treinamentos como este, em que os resultados – sem dúvidas – será positivo”, comentou.

Para o major comandante do Grupamento Bombeiro, Leandro Arruda, a ação trará benefícios não apenas aos profissionais, mas para toda região. “Recebemos este momento com muita satisfação. Os ganhos dos profissionais, que estarão aqui participando, serão relevantes e farão com que eles possam atender a demandas ainda mais confiantes”, afirmou.

Em um misto de aulas teóricas, práticas e troca de experiências, os bombeiros passarão por um intensivo no período integral, durante toda a semana. Para o Sargento Daniel Guimarães da Silva, da 2ª Sessão de Bombeiros e 4º Sub-Grupamento de Aparecida do Taboado, a evolução industrial da região exige que os profissionais sejam cada vez mais capacitados. “A Costa Leste é referência no Estado com forte industrialização e circulação de veículos que transportam produtos químicos. O treinamento veio em excelente hora”, frisou.

A ação, que conta com o apoio da Eldorado Brasil Celulose (www.eldoradobrasil.com.br), foi requisitada pelo Imasul em incentivo às atividades do P2R2, que tem como membros o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Imasul.

De acordo com a gerente de Sustentabilidade da Eldorado Brasil, Luciana Bortoluci, o treinamento é uma oportunidade ímpar para os bombeiros. “Os instrutores são bastante capacitados. Teremos bons resultados”, disse. O representante da Defesa Civil, Paulo Rebello, acrescentou sobre a qualidade do curso. “Já fiz este aperfeiçoamento e as minhas palavras são de incentivo para que explorem ao máximo os instrutores”.

A abertura do evento foi realizada no anfiteatro do Sest Senat, em Três Lagoas.