Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 11/08/2014

Assentados da reforma agrária participam de sorteio de lotes em MS

Foram sorteados lotes no assentamento Nazareth, em Sidrolândia.

Do MDA

Cento e setenta famílias de agricultores de Mato Grosso do Sul participaram de um sorteio realizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para determinar o lote definitivo de cada uma delas no assentamento Nazareth, em Sidrolândia. Os 170 números foram colocados em um recipiente, fora da visão dos participantes, e retirados um a um da urna, formando o mapa com endereço das futuras moradias.

Nesta sexta-feira (08), os beneficiários iniciaram as negociações para a formação de uma associação, para gerir os negócios do assentamento. O primeiro passo será a criação de um grupo para tratar das construções das casas e, simultaneamente, agilizar a abertura de estradas internas do assentamento, viabilizando a implantação de energia elétrica e a instalação de água potável encanada nos 170 lotes.

Anaira Graciano Lopes comemorou, com a filha de apenas um ano nos braços, o recebimento do lote 43. Ela vai dividir o espaço com a mãe e o tio. “Já entramos em contato com a Universidade Federal da Grande Dourados para nos assessorar num projeto de criação de peixes”, disse a nova assentada do Nazareth.

Outra beneficiária, Valdecy Batista de Lima, 57 anos, afirmou ter o objetivo de ver, um dia, com orgulho, produtos cultivados por ela própria – principalmente frutas, verduras e legumes –comercializados nas gôndolas dos supermercados de Sidrolândia e municípios vizinhos.

Todos os 170 lotes do assentamento Nazareth já foram demarcados, georreferenciados e certificados. A área de reforma agrária encontra-se em uma região privilegiada, devido à proximidade com grandes centros consumidores, como a capital Campo Grande.