Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 07/08/2014

Comitê aprova mudanças no Crédito Fundiário para sucessão rural

Um dos herdeiros poderá utilizar o crédito para comprar a parte dos outros.

Do MDA

Nesta segunda feira (4), o Comitê Permanente do Fundo de Terras e do Reordenamento Agrário aprovou mudanças no Regulamento Operacional e nos manuais do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) - previstas na Lei Complementar 145/2014 - que permitem ao herdeiro de parte de uma propriedade rural utilizar recursos do Fundo de Terras para financiar a compra da área dos outros herdeiros.

Esta é a 23ª reunião do Comitê que discutiu ainda ampliação de prazo e a alteração nos tetos e limites de patrimônio e renda para financiamento do PNCF. Para o secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida, essas mudanças são de extrema importância, pois “ao permitir a compra entre herdeiros, elas contribuem para a fixação do jovem na terra e para a sucessão no campo”.

O Comitê

O Comitê do Fundo de Terras é formado por representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão, além de membros dos movimentos de trabalhadores rurais. Entre suas atribuições estão a análise de propostas que promovam o acesso à terra; a aprovação dos manuais de operação do PNCF; o acompanhamento e monitoramento dos programas financiados pelo Fundo de Terras e da Reforma Agrária e o acompanhamento das avaliações de desempenho e de impacto desses programas. .