Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 04/08/2014

Nova linha de crédito do Pronaf terá assistência técnica obrigatória

Poderão se beneficiar agricultores do Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Do MDA

Agricultores familiares das regiões Norte, Nordeste e do Centro-Oeste contarão com uma nova linha de crédito de investimento, a partir de outubro. A proposta foi aprovada nesta quinta-feira (31) pelo Conselho Monetário Nacional. Uma das principais características dessa linha diz respeito à assistência técnica, que passa a ser obrigatória a partir da contratação do crédito.

O Pronaf Produtivo Orientado é uma linha de crédito educativo. Nele, a liberação dos recursos está vinculada à prestação de assistência técnica, que compreende desde o planejamento e orientação até a supervisão na unidade familiar de produção. O objetivo do Governo Federal é estimular a inovação tecnológica nessas propriedades, para que os agricultores possam adotar boas práticas agropecuárias e de gestão e, assim, melhorar a produtividade e a renda.

Poderão se beneficiar dela os agricultores familiares das regiões de atuação dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO). Os limites por beneficiário são de, no mínimo, R$ 18 mil e no máximo de R$ 40 mil, por operação, por ano agrícola, com juros de 1% ao ano.