Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 31/07/2014

Em 21 dias, a aviação agrícola do Mercosul vai aterrissar no Paraná

Brasil tem a segunda maior frota aeroagrícola mundial.

Do Sindag

Debates e palestras com autoridades governamentais, pesquisadores, técnicos e operadores aeroagrícolas. Isso além da mostra de tecnologias e equipamentos e das demonstrações de aeronaves. Assim será o Congresso Sindag Mercosul (Congresso Nacional de Aviação Agrícola e XXIII Reunião do Comitê Executivo Aeroagrícola do Mercosul), que começa daqui a três semanas, em Foz do Iguaçu/PR. O evento e promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e este ano vai ocorrer nos dias 20, 21 e 22 de agosto.

O Congresso é itinerante, passando anualmente pelas principais regiões produtoras agrícolas do País e esta é a segunda vez que ocorre em Foz do Iguaçu (a primeira foi em 2008). Além disso, a cada três anos a programação é voltada também ao Mercosul. A movimentação é restrita (mediante inscrição) a empresários aeroagrícolas, pilotos, técnicos e toda a cadeia ligada ao setor. A expectativa é de que pelo menos 1 mil pessoas participem dos três dias de movimentação.

No primeiro e o último dia de feira, a movimentação será no salão de convenções do Hotel Rafain Palace (Avenida Olímpio Rafagnin, 2357), com as discussões e os cerca de 50 estandes da exposição. Já o dia do meio (21) é reservado às demonstrações aéreas, que vão ocorrer no aeródromo da Estância Hércules.

Como sempre, o Congresso Sindag vai apresentar novidades em tecnologias de aplicação e boas práticas operacionais, este ano batendo mais forte na tecla da segurança operacional. As discussões vão abordar ainda legislação, estratégias e políticas para desenvolver o setor.

Destaque para os balanços do programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) e do Convênio Sindag/Embrapa para tecnologias de aplicação em lavouras de interesse estratégico para o País. Trata-se de duas as principais ações em andamento hoje para melhoria na segurança e eficiência do setor aeroagrícola brasileiro.