Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 24/07/2014

Suinocultura é mais um segmento atendido pelo Senar/MS

Capacitação será oferecida de forma regular, atendendo demanda dos produtores.

Da Famasul

Com rebanho estimado em 868.628 cabeças, a cadeia da suinocultura está se desenvolvendo em Mato Grosso do Sul. Apenas no primeiro semestre de 2014, o Estado exportou mais de 7,1 milhões de quilos de carne in natura, segundo dados do Departamento de Economia da Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

O crescimento do setor requer mão-de-obra qualificada e diante da demanda de trabalhadores melhor preparados para atuar na área o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul passa a oferecer qualificações na área de suinocultura. O curso para formar profissionais na área passa a integrar o portfólio oferecido pelo Senar/MS e será oferecido gratuitamente, atendendo demanda dos sindicatos rurais. “Com a atividade cada vez mais técnica, os criadores percebem a necessidade de qualificação no setor, que apresenta escassez cada vez maior de pessoas preparadas”, avalia o médico-veterinário e instrutor do curso, Laércio Thaines.

Itaporã e São Gabriel do Oeste, este último um dos grandes produtores de suínos no Estado, são municípios que já registraram interesse em oferecer as qualificações. “Vamos nos reunir com os sindicatos para conhecer quais as necessidades locais e então estruturar o curso”, destaca Thaines. As capacitações são oferecidas por meio do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e iniciam ainda no segundo semestre de 2014.