Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 27/11/2012

Eucatex busca parceiros para ampliar base florestal em SP

A empresa busca parceiros para o plantio de florestas de eucalipto nas regiões de Salto e Botucatu.

Da Redação*

A Eucatex, uma das maiores fabricantes de produtos para a construção civil e indústria moveleira, está ampliando a sua base florestal no Estado de São Paulo. Por meio do Programa de Arrendamento e Parceria Florestal, a empresa busca parceiros para o plantio de florestas de eucalipto nas regiões de Salto e Botucatu. Aos proprietários de terras, o empreendimento é uma alternativa para a diversificação de atividades e para melhor aproveitamento de áreas.

A captação de novas áreas está se desenvolvendo num raio de até 100 quilômetros dos municípios de Salto e Botucatu, interior de São Paulo. Além desse requisito, o interessado em participar do Programa deve considerar as seguintes exigências: área mínima de 50 alqueires paulista ou 120 hectares, documentação regularizada das propriedades e do proprietário, sendo a aprovação técnica do solo, topografia e o acesso à propriedade realizada pelos técnicos da Eucatex Florestal. Os proprietários de terras poderão optar pela Modalidade de Contrato Arrendamento ou Parceria Florestal.

Os interessados podem procurar diretamente o Departamento Florestal da Eucatex, pelo telefone (11) 4028-9045, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail: arrendamento@eucatex.com.br.

Iniciado em 2004, o Programa vem sendo implementado ano a ano para atender as necessidades complementares de plantio de florestas e o abastecimento de madeira das unidades fabris da Eucatex, bem como possíveis novos investimentos. Atualmente, o plantio estabelecido é de mais de cinco mil hectares de floresta por ano, entre áreas próprias e arrendadas.

“São as novas parcerias que garantem que essa meta anual seja cumprida, além do que as áreas adicionais proporcionam a sustentabilidade necessária para garantir o suprimento de madeira das unidades industriais”, comenta Hernon José Ferreira, gerente da Eucatex Florestal.

Segundo Ferreira, o mercado atual de parceria florestal é promissor e favorável para os proprietários de terras. “Os contratos de parceria para plantio de eucalipto geram maior retorno financeiro quando comparados com outras atividades como, por exemplo, criação de gado, cultivo de cana-de-açúcar, laranja e outras culturas, além de garantir renda periódica, otimização no uso de terras, aproveitando, inclusive, as áreas não agricultáveis com outras culturas”, afirma.

No Programa de Arrendamento e Parceria Florestal da Eucatex, após dois anos do plantio, o proprietário poderá consorciar a criação de gado na área contratada, bem como utilizá-la para a produção de mel (apicultura) aproveitando as floradas do eucalipto.

Estabelecer parceria com a Eucatex assegura ao proprietário da área a utilização adequada dos recursos naturais com atendimento à legislação ambiental do país. O uso de mudas clonais associado ao de modernas técnicas de manejo florestal, garantem o desenvolvimento seguro de todas as etapas até a colheita e transporte da madeira.

As florestas plantadas asseguram o abastecimento da unidade Painéis e Pisos, localizada em Botucatu, e voltada ao abastecimento da indústria moveleira e da construção civil; e da Unidade Madeira, instalada em Salto, responsável pela produção de chapas de fibras de madeira destinadas tanto à indústria de móveis quanto à automobilística, de embalagens, bebidas, artefatos de madeira, brinquedos, marcenaria, divisórias para instalações comerciais e portas.

As áreas que estão sendo captadas se destinam preferencialmente ao abastecimento da unidade T-HDF/MDF, que começou a operar em 2010, em Salto, e está voltada à PR odução de chapas finas e painéis de alta tecnologia e resistência mecânica para a fabricação de pisos, portas e painéis de divisórias. .

(*Com informações da assessoria)