Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 22/07/2014

Famasul orientará produtores sobre Cadastro Ambiental Rural

Vão ser realizados seminários na capital e no interior para divulgar o sistema.

Da Famasul

O Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul orientará agricultores e pecuaristas sobre o preenchimento do CAR-MS – Cadastro Ambiental Rural, plataforma que deverá conter os dados ambientais, de produção e extensão de cada propriedade rural do Estado. Ligado nacionalmente ao Sicar - Sistema de Cadastro Ambiental Rural, o CAR-MS está disponível para inscrições a partir desta segunda-feira (21), no site do Imasul – Instituto de Meio Ambiente de MS (http://www.imasul.ms.gov.br/).

Para orientar os produtores rurais, o Sistema Famasul, por meio do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS e dos Sindicatos Rurais, promoverá um evento na Capital e seminários regionais pelo interior do Estado a partir de agosto, contribuindo para o correto preenchimento das informações solicitadas pelo CAR-MS. As ações serão realizadas em parceria com a Semac – Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Com o prazo final de inscrição marcado para 5 de maio de 2015, o CAR previsto pelo Código Florestal que foi instituído em maio de 2012, também tem finalidade de facilitar o controle ambiental, monitoramento e planejamento dos produtores. As informações do cadastro passarão a ser utilizadas como critério para a obtenção de licença ambiental para a exploração dos recursos naturais das propriedades.

O produtor rural que não se inscrever no CAR-MS até a data limite ficará irregular com a Imasul e outros órgãos ambientais, podendo ficar impedido de obter licenciamento ambiental e financiamentos.

A região do Pantanal terá regras específicas em relação ao CAR. As normas referentes ao uso dessas áreas estão previstas para serem publicadas em setembro deste ano.