Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 07/07/2014

HStore Beckhauser debate como prevenir lesões no gado

Assunto será debatido em palestra em Campo Grande no dia 21 de julho.

Da Hstore Beckhauser

A HStore Beckhauser vai promover no próximo dia 21 de julho, em Campo Grande, uma palestra com o tema “Como combater as lesões no seus rebanho”, com o médico veterinário Renato dos Santos, a partir das 19 horas. O evento tem como objetivo de alertar os pecuaristas sobre esse vilão presente nos rebanhos e fornecer informações sobre como reduzir o número de lesões nas carcaças, mostrando como isso é possível por meio de um manejo racional.

“As lesões nas carcaças bovinas acarretam perdas não só econômicas, mas também na qualidade da carne, comprometendo a rentabilidade da atividade e a credibilidade do produto perante o consumidor. Lesões nas carcaças são decorrentes de erros de manejo com os animais no campo e no transporte até o frigorífico”, explica o médico veterinário.

Um estudo feito pelo Grupo ETCO (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal da Unesp de Jaboticabal/SP), apurou uma perda média de 500g de carne jogados fora por lesão. Essa perda fica dividida entre o pecuarista e o frigorífico, sendo que as lesões interferem na qualidade do que chega ao consumidor final, pois um corte com machucadura apresenta um aspecto ruim, com a apara já feita, proporcionando uma peça menor e sem padrão, que será rejeitada pelos consumidores mais exigentes. “Quanto mais grave for a lesão, maior será a perda”, explica.

Formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mais de 30 anos de atuação como veterinário de campo, Renato Santos é consultor em manejo racional e traz no currículo treinamentos ministrados em diversas fazendas, além de palestras sobre os impactos econômicos do bem-estar animal na atividade pecuária, ministradas em alguns dos mais importantes eventos do país.

A HStore Beckhauser fica na Rua 14 de Julho, 460, em Campo Grande (MS). Mais informações: (67) 3383-6700.

A palestra faz parte da nova campanha lançada esse mês pela Beckhauser. Para colaborar no combate a uma das vilãs da pecuária, a empresa criou uma nova personagem, que divide espaço nas campanhas contra lesões, com os mascotes já conhecidos, o Boni(tão) e o Judi(ado), dois bois amigos de fazendas distintas que mostram a diferença entre um manejo ruim e bom. A partir do mês de julho, Boni se torna o “Super Boni” para combater a nova personagem: Madame Lesão, a vilã da pecuária!

É ela quem rouba uma parcela gorda do rendimento da cadeia da carne em cada animal que chega ao frigorífico com alguma contusão e vai tentar assombrar o Super Boni. Mas o herói no combate às lesões não deixará barato, pois vive numa fazenda equipada com Beckhauser, onde o manejo é racional, todos buscam o bem-estar animal e a lesão não tem vez.

Também está no ar o site http://www.beckhauser.com.br/protejasuafazenda/ onde o pecuarista pode ter acesso a uma novidade, que é uma calculadora que indica o quanto o produtor poderá lucrar se diminuir as lesões, com dados reais da sua fazenda.