Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 18/06/2014

Iagro vai fiscalizar a criação de aves caipiras em Mato Grosso do Sul

Decreto que regulamente a atividade foi publicado no Diário Oficial.

Anderson Viegas

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) vai fiscalizar a criação de aves caipiras em Mato Grosso do Sul. O decreto que concede ao órgão estadual oficialmente a atribuição de monitorar a atividade, bem como a define, foi publicado nesta quarta-feira (18), no Diário Oficial do Estado.

O texto torna obrigatório que todos os criadores se registrem e tenham o licenciamento da Iagro e determina ainda que as aves caipiras produzidas nestes estabelecimentos não poderão ser vendidas ou transportadas para outros estados.

O decreto define que as aves caipiras vêm de linhagens próprias e que podem ser destinadas para a produção de carne ou ovos e estipula que a criação deve ser feita em duas etapas, uma em galpões, por um período de até 36 dias, e depois em piquetes, com pasto com espaço delimitado.

A lei estipula também que os estabelecimentos de criação devem ter um médico-veterinário como responsável pelo manejo higiênico e sanitário da produção, se incluindo aí, o monitoramento de doenças e utilização de programas de vacinação.