Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 17/06/2014

Sindicato Rural de Corumbá realiza leilão para atender regiões atingidas pela cheia

Evento será promovido no dia 11 de julho.

Da assessoria

O Sindicato Rural de Corumbá realizará leilão de gado de corte no próximo dia 11 de julho, no tatersal do Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros (BR-359, entrada da cidade), para atender principalmente os pecuaristas que estão enfrentando a cheia no Pantanal e ainda não tiraram seus animais das áreas alagadas.

Parceira do evento, a Leiloboi disponibilizará na véspera área com pasto para descanso dos animais transportados de lancha boieira da subregião do Paiaguás, uma das mais afetadas pela enchente deste ano. O presidente do sindicato, Luciano Aguilar Leite, informou que a longa jornada pelo Rio Paraguai estressa e debilita os animais.

“É uma oportunidade para os pantaneiros comercializarem seus animais nesse período, quando ocorre perda de peso devido às condições do ambiente e falta de pasto, dentre outros fatores”, explicou o dirigente sindical.

Luciano Leite disse ainda que o leilão será uma ótima oportunidade para o criador das áreas mais baixas do Pantanal, como Abobral e Jacadigo, garantir bons preços vendendo seus animais próximo da cidade. “São regiões ainda com muita água, com tendência a subir mais até o final do mês, conforme a Embrapa Pantanal”, completou.

Vacinação

Apesar das dificuldades de acesso e manejo do gado, os pecuaristas do Pantanal de Corumbá mantém a vacinação do rebanho contra a febre aftosa, cumprindo o calendário da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). A imunização segue normalmente e a Iagro prorrogou até 4 de julho a entrega da declaração. O rebanho bovino de Corumbá soma 1,9 milhão de cabeças.