Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 16/11/2012

Inadimplência das empresas abrirá 2013 em queda, aponta Serasa

Inadimplência dos consumidores manterá trajetória de recuo gradual

Da Redação

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas, cuja metodologia permite antever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência, apontou queda de 1,5% no mês de setembro de 2012 em relação ao mês imediatamente anterior (agosto/12), situando-se em 94,2.

A sequência de recuos mensais deste indicador e a sua permanência abaixo do nível 100, nas últimas leituras, sinalizam que a inadimplência das empresas deverá iniciar o ano de 2013 numa tendência mais consistente de queda.

O patamar mínimo histórico – e que deverá permanecer pelos próximos 12 meses, aproximadamente – da taxa básica de juros (taxa Selic), diminuindo o custo financeiro para as empresas, a retomada mais firme da atividade econômica desde o terceiro trimestre de 2012 e a gradativa normalização da inadimplência dos consumidores favorecerão recuo mais expressivo da inadimplência das empresas a partir do ano que vem, avaliam os economistas da Serasa Experian.

Consumidor

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor recuou 0,8% em setembro de 2012, na comparação com agosto/12, atingindo o valor de 97,4. A curva traçada pelo indicador ao longo destes últimos 12 meses reforça o cenário de normalização dos níveis de inadimplência do consumidor após o ciclo de elevação verificado desde o início de 2011.

(*Com informações da Seresa Experian)