Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 15/05/2014

Royal Canin complementa seu portfólio de produtos para felinos

Alimentos Urinary são os únicos do mercado a atuar nos dois tipos de cálculos urinários.

Da assessoria

A Royal Canin, empresa especialista na alimentação de gatos e cães e comprometida com a saúde animal há mais de 40 anos, amplia sua linha de produtos coadjuvantes ao tratamento de gatos com DTUIF (doença do trato urinário inferior dos felinos), com o lançamento do produto Urinary S/O High Dilution.

Nos EUA, cerca de 4 milhões de gatos são enviados para abrigos anualmente por apresentarem o comportamento de eliminação inapropriada (fora da caixa de areia), uma das manifestações de DTUIF. “Sabe-se que problemas urinários estão entre as principais queixas de proprietários de gatos nos consultórios veterinários, que tem na formação de cálculos uma das suas principais causas,” afirma Christiane Prosser, Médica-Veterinária e membro da equipe de comunicação científica da Royal Canin Brasil.

A linha de alimentos Urinary Feline S/O é a única opção do mercado com atuação direta nos dois cálculos urinários mais presentes em gatos: formados por estruvita ou por oxalato de cálcio, enquanto os demais produtos, baseados apenas na alteração de pH, restringem-se a somente um deles.

Christiane comenta que o alimento Urinary S/O High Dilution é uma evolução do produto Urinary Feline S/O, por ser ainda mais eficiente na diluição da urina e possuir um baixo índice RSS (supersaturação relativa da urina). Essas características criam um ambiente desfavorável à formação de urólitos, além de auxiliar na dissolução de cristais de estruvita. “Como resultado visível, estudos comprovam que quanto mais baixo for o índice RSS, mais rápida é a dissolução de cálculos de estruvita, ocorrendo em apenas 17 dias em alguns testes clínicos”, ressalta a Médica-Veterinária.

O alimento também auxilia na não formação e na dissolução de plugs uretrais compostos por estruvita e é coadjuvante nos casos de cistite intersticial em gatos que não aceitam dietas úmidas.

O estímulo ao consumo de água e a micção são fundamentais para o manejo das doenças urinárias. Christiane dá algumas dicas de condutas para prevenir e controlar doenças urinárias:

1 – Manter fontes de água limpa, fresca e corrente;

2 – Espalhar potes de água pela casa;

3 – Colocar cubos de gelo nos potes de água para despertar o interesse do gato;

4 – Manter a caixa de areia sempre limpa;

5 – Evitar todo tipo de situação estressante ao felino como, por exemplo, mudanças bruscas de rotina;

6 – Manter 50 cm de distância mínima entre a área sanitária, a área de alimentação e a área de descanso;

7 – Levar o gato, com frequência, ao Médico-Veterinário para consultas preventivas.

O produto já está disponível em clínicas veterinárias e pet shops, em embalagens de 500g e 1,5kg.