Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 08/05/2014

Matopiba: a nova fronteira agrícola do Brasil

A região é formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Da assessoria

A região formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, originando assim o nome Matopiba, já é a quarta maior produtora de grãos do país. As principais culturas são as de soja e milho, mas Matopiba tem potencial para crescer ainda mais em vários outros setores da agricultura. “Essa região é propícia para a produção de soja, milho, algodão, madeira”, afirmou Leandro Bortolon, pesquisador da Embrapa.

O preço baixo das terras, comparado a outros estados, e o terreno plano ideal para a agricultura são os principais atrativos dessa região. Os avanços tecnológicos que facilitam a produção em qualquer tipo de solo também permitiram o desenvolvimento dessa nova fronteira agrícola. “O crescimento rápido vem em função das novas tecnologias que hoje estão disponíveis para serem implementadas no sistema de produção”, enfatizou o pesquisador.

Produtores, investidores e pesquisadores agrícolas têm migrado para essa região. Para Bortolon, a descoberta do Matopiba é na verdade “a visão desbravadora e empreendedora do agricultor brasileiro”. Segundo ele, o grande desafio dos produtores que vão para o Matopiba é conciliar a evolução e aceleração do crescimento com a produção sustentável.