Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 07/05/2014

Uma nova abordagem para a manutenção no agronegócio

Accenture estruturou programa com mensurações reais em um estudo de campo.

Da assessoria

Durante a safra 2011/2012, especialistas da Accenture (NYSE: ACN) acompanharam um grande produtor rural no interior de São Paulo, avaliando as atividades de manutenção, as características do processo de colheita e os equipamentos utilizados em todas essas atividades. Estes dados serviram como base para estudos aonde foi aplicada a metodologia conhecida como Manutenção Centrada na Confiabilidade, com o objetivo de reformular o programa de manutenção, visando a aplicação racional dos recursos e a maximização dos resultados.

Os números foram surpreendentes: redução de 10% no custo de manutenção durante toda a safra; ou seja, em uma frota de dez máquinas, a manutenção de uma sairia de graça.Considerando que o custo de, por exemplo, uma colheitadeira, pode superar os R$ 450 mil, e que o gasto médio de manutenção no período de safra é estimado em até R$ 100 mil, os valores envolvidos são significativos, e podem fazer diferença para a saúde financeira da organização.

O levantamento da Accenture também concluiu que uma gestão planejada que considere todas as etapas do negócio e não apenas a colheita, além da economia direta de custos, permite ganhos comprovados com a maior disponibilidade e confiabilidade das máquinas, resultando em um maior tempo disponível para a produção.

Feitas as contas, os gastos com manutenção foram amplamente compensados com acréscimo de receita conseguida com a otimização e uso mais eficiente dos equipamentos.