Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 05/05/2014

Mapa autua indústrias de vinhos no Rio Grande do Sul

Após fiscalização, amostras de treze empresas foram reprovadas.

Da assessoria

Por meio da fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada no final do ano passado, foi encontrada uma substância proibida na produção de vinho, a natamicina, em amostras de 13 indústrias produtoras de vinho do Rio Grande do Sul.

No total, foram recolhidas amostras de 53 empresas produtoras de vinho e analisadas pelo Laboratório Nacional Agropecuário do Estado (Lanagro-RS). Em abril foram colhidas novas amostras, mas o laboratório responsável ainda não concluiu as análises.

Após o recebimento do laudo com os resultados, as empresas envolvidas foram novamente visitadas pela fiscalização, ocasião em que foi lavrado auto de infração, apreensão dos lotes com resultado positivo e novas colheitas de amostras de lotes ou bebidas que não tinham sido amostrados inicialmente. As empresas envolvidas foram intimadas a recolher do mercado os lotes com resultado positivo.

O prazo para apresentação da defesa pelas empresas já foi aberto e o processo será julgado em primeira instância. A partir do julgamento, as indústrias poderão recorrer, levando o processo à segunda instância. Após o encerramento do procedimento administrativo, cópias dos processos serão encaminhados ao Ministério Público do Estado do Rio Grande Sul. Ainda não há data para o julgamento.