Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 30/04/2014

Vice-presidente do CCAS faz tour de agribusiness por Portugal

A viagem tem como objetivo fazer intercâmbios com autoridades portuguesas.

Da assessoria

Recentemente nomeado Conselheiro Estratégico da Câmara Agrícola Lusófona (CAL), José Luiz Tejon que é diretor vice-presidente de comunicação do CCAS (Conselho Científico para a Agricultura Sustentável) e professor do Núcleo de Agronegócio da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), participará até o dia 3 de maio de um tour por Portugal, onde fará a abertura em 1º de maio da 31ª Ovibeja.

Tejon já visitou a Universidade Lusófona com o objetivo de fazer intercâmbios na área de agronegócio. Foi recebido pelo professor Manuel Jose Damasio e o reitor da ISCTE Business School, Luís Reto, para a preparação da reunião do Projeto Farmer’s Market.

Hoje, Tejon visita o Mercado do Rato, em Lisboa, e vai à sede da CAL, onde será recebido por seu presidente Jorge Correia Santos para conhecer o Projeto Farmer’s Market com a apresentação de cinco estudos de caso de empresas portuguesas – Sorgal (Soja de Portugal), Meia-Dúzia, Nutrigreen, Nutre e Jose Gourmet.

Na quarta-feira, dia 30, Tejon se reúne com autoridades de associações portuguesas como a UCLLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) e CPLP (Comunidade dos Países da Língua Portuguesa), para, em seguida, ir para Beja, onde faz a abertura da feira OviBeja.

A feira agropecuária, organizada pela ACOS - Associação de Agricultores do Sul, acontece de 30 de abril a 4 de maio, e tornou-se um dos maiores e mais importantes eventos de negócios da região do Alentejo, em Portugal, pois recebe todos os anos a visita de mais de 200 mil pessoas.

“Esse evento tão expressivo do agronegócio português nasceu em 1984 como uma exposição de ovinos e em um verdadeiro esforço de voluntariado, onde os produtores se reuniam com o objetivo de responder a alguns desafios da sociedade e do setor agrícola. O tempo passou e esses homens têm inovado e modernizado as várias cadeias produtivas do agronegócio português transformando a região Sul em uma verdadeira agrossociedade”, diz Tejon.

Com o tema “Terra Fértil – Mostra de Inovação Agrícola e Agribusiness”, a feira reúne apresentações e demonstrações de inovações agrícolas em várias áreas como reconversão agrícola, novas culturas, inovação e investigação, agricultura de precisão, agronegócio e marketing rural.

“A inovação agrícola e o agronegócio vão ao encontro da valorização e aperfeiçoamento de toda a cadeia de valor dos produtos e serviços agroalimentares, que começa nas pessoas que fazem da agricultura o seu modo de vida e transformam-se em guardiões da natureza, e termina na melhoria da comunicação de todo o processo ao público em geral e ao consumidor”, define Jorge Correia Santos, presidente da CAL e responsável por convidar Tejon a dividir suas experiências com os palestrantes e o público da OviBeja.

No mesmo debate que acontece a partir das 14h30, estarão presentes o secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito e o presidente da ACOS - Agricultores do Sul - Manuel de Castro e Brito. A visita a Portugal termina na sexta-feira (dia 2), com uma palestra de Tejon para os universitários da maior universidade particular portuguesa, a Universidade Lusófona.