Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 23/04/2014

Senar certifica 115 trabalhadores rurais em Nova Andradina

Trabalhadores participaram de cursos de tratorista agrícola e no programa leite legal.

Da assessoria

Será realizada nesta quarta-feira (23), em Nova Andradina, a cerimônia de entrega de 115 certificados de programas desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul) no município. Desse total, 95 pessoas serão certificadas pelo curso de Tratorista Agrícola, desenvolvido por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e outros 20 alunos participaram do programa Leite Legal.

A cerimônia ocorre às 18 horas, no Sindicato do Álcool (Stifana), onde as oito turmas do curso de Tratorista Agrícola e uma turma do Programa Leite Legal receberão suas certificações pela participação nos treinamentos em 2013 e 2014.

As qualificações do Pronatec foram realizadas através de solicitação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), realizadas em parceria com a Usina Energética Santa Helena, Associação dos Produtores de Bioenergia de MS (Biosul) e Sindicato Rural do município. O Programa Leite Legal, ocorreu no Assentamento Laranjal.

"A possibilidade de qualificação é extremamente importante para o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores. Todo processo de treinamento é importante para melhoria das funções desempenhadas. Observamos que em alguns casos, após participar do curso, houve possibilidade de crescimento profissional, com promoções e enquadramentos", considera a gerente de Recursos Humanos da Usina Santa Helena, Elisiane Coutinho.

De acordo com a coordenadora da Unidade Educacional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida, o número de pessoas qualificadas pela instituição é uma demonstração do alcance do trabalho realizado. "Ações como essas trazem a público a principal diretriz do Senar, que é a de capacitar o meio rural", avalia Maria do Rosário.

Esta é a nova etapa de certificações do Senar em Mato Grosso do Sul. Em 2014, a entidade já realizou a entrega mais de mil certificados em Mato Grosso do Sul, nos municípios de Terenos, Água Clara e Corumbá.

Nas próximas semanas, mais cinco municípios realizarão a certificação de participantes do cursos do Senar/MS e parceiros. No dia 05 de maio, a ação ocorre em Rio Verde; dia 09 em Aquidauana; 13 de maio as entregas ocorrem em Nioaque e no dia 15, em Paranhos.