Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 14/11/2012

Em MS, plantio de soja deve ser concluído até 25 de novembro

Sojicultores Sul-mato-grossenses já cultivaram praticamente toda a área destinada ao plantio

Aprosoja/MS

Vinte e cinco de novembro. Este é o prazo dado por Almir Dalpasquale, presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, para o término do plantio da soja em MS. Nos próximos dez dias, os municípios situados no Centro/Norte do Estado (Bandeirantes, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Nova Alvorada do Sul, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Sonora), que na média já cultivaram 75,5% da área destinada à oleaginosa. Estes municípios apresentaram um crescimento de mais de 15% em relação ao levantamento feito na última semana (de 29 de outubro a 1º de novembro).

Já para a região do Cone-Sul, “até o dia 15 de novembro, os trabalhos de plantio devem ser encerrados”, prevê Dalpasquale. De acordo com o estudo realizado pela entidade entre os dias 5 e 9 de novembro, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul, Secretaria Estadual de Produção e Turismo – Seprotur e com recursos do Fundo de Desenvolvimento das Cadeias do Milho e Soja de MS – Fundems, a área destinada ao plantio já mostra 94,6% de utilização da cultura.

O projeto

O projeto Siga/MS, desenvolvido desde a safra 2009/2010, apura estatísticas agropecuárias por meio de utilização de sensoriamento remoto, com uso de imagem de satélites, e levantamento de campo.